INTRODUÇÃO

Este estudo visa apontar a importância da fixação de juros, que contribui para que seja possível transformar o valor do dinheiro ao longo do tempo, podendo mostrar os pontos positivos enegativos dos regimes de capitalização tanto simples como composta.

JUSTIFICATIVA

A importância desse estudo se dá ao passo que contribui para a detecção do custo benefício relacionado àimplantação dos controles financeiros nas empresas.

Objetivo geral:
Demonstrar a importância do regime de capitalização para a tomada de decisões financeiras a fim de se realizar a melhor forma deinvestimento gerando maximização de riqueza.

Objetivos específicos:
- Conceituar sobre os regimes de capitalização simples e composta;
- Apontar os pontos positivos e negativos dos regimes decapitalização considerando a aplicação e a captação de recursos.

DESENVOLVIMENTO

A Matemática Financeira nos permite manipular valores financeiros ao longo do tempo, ou seja, nos auxilia a verificarqual a melhor forma de investimento e a tomar decisões financeiras. Além disso, é uma ferramenta que possibilita a transformação do dinheiro no tempo através da fixação de juros, que são o custo dodinheiro ao longo do prazo.
Segundo Panegalli (p. 3), todos os esforços financeiros são no sentido de formular um esquema que resulte na maximização dos retornos do capital investido, bem como amanutenção da maior liquidez possível. Ou seja, o maior objetivo é atingir um maior nível de rentabilidade, e isso só é possível com a política de juros. O juro é o valor que se paga ao investidor por seuinvestimento no período. Pode ser definido também não só no sentido de remuneração por investir, mas também no de pagamento por emprestar, ou seja, como aluguel do capital de outrem. Os juros são expressosatravés da taxa de juros, normalmente definida em percentual. Segundo a apostila Matemática Financeira (p. 25), podem ser definidos através da fórmula:
VF = VP + VP x i x n, onde: VF = valor... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Regimes de capitalização. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Regimes-De-Capitaliza%C3%A7%C3%A3o/486100.html

MLA

"Regimes de capitalização" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Regimes-De-Capitaliza%C3%A7%C3%A3o/486100.html>.

MLA 7

"Regimes de capitalização." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Regimes-De-Capitaliza%C3%A7%C3%A3o/486100.html>.

CHICAGO

"Regimes de capitalização." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Regimes-De-Capitaliza%C3%A7%C3%A3o/486100.html.