Regime militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE MINI-CURSO APRESENTADO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE SEGUNDO GRAU, MINISTRADO PELA PROFESSORA MARIA AUXILIADORA SCHMIDT, CURSO DE HISTÓRIA, UFPR.


INTRODUÇÃO

O tema proposto para o projeto de mini-curso envolve o período da ditadura militar que vai de 1964 - 1985, ou seja, a partir do golpe de estado contra o então presidente João Goulart até o processo de aberturacom o governo Figueiredo. Este período nos oferece questões diversas para se trabalhar em sala de aula, além de contar com ampla historiografia e documentação, podendo ser usado como material alternativo ao livro didático. O presente projeto visa auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, tendo como principal objetivo a pesquisa e elaboração de um saber mais apurado,servindo como um instrumento do professor para a exposição em sala de aula.

Para tanto, contamos com a adoção do documento histórico na sala de aula, procurando despertar o interesse do aluno na construção do conhecimento histórico. O período que analisaremos, neste sentido, nos é singular na riqueza de documentos. A seleção dos documentos inseridos neste projeto, assim como a bibliografia,tenta ao máximo se aproximar da realidade do aluno, contextualizando sua temporalidade, demonstrando a dialética na relação passado/presente.


ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

O livro didático usado é História do Brasil : da Colônia àRepública, da autora Elza Nadai e Joana Neves. As autoras se propõem a levar o aluno a aprender a refletir e a pensar de forma analítica. No capítulo que trata doRegime Militar as autoras se desligam de uma história linear e factual propondo uma abordagem dinâmica, com textos de apoio, fotos de manifestações da época, de manchetes de jornais, com depoimentos, complementando ainda com quadros explicativos, comparativos, mapas e gráficos.

O texto divide-se em 5 itens, ilustrando da tensão social e política do pré-golpe à questão da abertura, com um itemprivilegiando a situação econômica do país no pós-64.

No projeto, a reflexão do aluno passa pelo contato direto com o documento, e indireto com uma bibliografia selecionada, para reconhecimento da construção histórica, relação esta que vai além do livro didático.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para analisarmos este período vinculado ao que nos propomos, ou seja, sem nos desligar das questões acimaenumeradas, utilizaremos os seguintes autores: Maria Helena Moreira Alves, Walder de Góes e Eric Hobsbawn.

Maria Helena M. Alves, em sua obra Estado e Oposição no Brasil, vai narrar os eventos históricos que se sucederam no período de 1964 a 1984, privilegiando a relação dialética entre o estado e a oposição, detalhando o processo de formação e institucionalização do Estado de Segurança Nacional.A autora faz uma rica explanação de como a Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, cunhada na Escola Superior de Guerra, cumpriu um papel ideológico determinante durante este período. Esta ideologia absorve valores norte-americanos, visando transformar o país numa grande potência mundial, não estando voltada para as necessidades fundamentais da população, que é por onde passa overdadeiro valor democrático para a oposição na época.

Walder de Góes, no texto A crise do regime e a sucessão de 19852 , se detém ao período da abertura da ditadura,

contextualizando desde seu início. O autor vai entrar também na questão da legitimidade do regime, assim como na questão democrática. A concepção de democracia para os militares não tinha os mesmos valores que tinha para a oposição. Ademocracia para a oposição previa liberdades civis, justiça social e participação política, para os militares, democracia era apenas um objetivo distante, que não dizia respeito à sociedade civil.

Finalmente, será utilizado a obra de Eric Hobsbawm3, A Era dos Extremos para analisar as questões do pré-golpe no contexto mundial. Hobsbawm divide o século vinte em três períodos principais, a "era...
tracking img