Regime de fabrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
8.
Regimes de fabrico
O regime de fabrico indica a forma como os diversos factores de produção (matérias-primas, mão-de-obradirecta e gastos gerais de fabrico) são imputados em cada momento à produção. Neste sentido, afabricação pode ser contínua ou descontínua.Diz-se contínua se os factores de produção estão permanentemente afectos ao fabrico de um dado produto, não havendo necessidade deinterromper o fabrico de um dos produtos para se poderem produzir outros, com diferentes combinações dos factores de produção. É típica da produção uniforme. Afabricação diz-se descontínua quando é necessário interromper a fabricação de uns produtos para se poderem produzir outros. A fabricação descontínua pode ser por séries ou por encomenda. Diz-se por séries quando os produtos fabricados sedestinam geralmente ao armazém para venda posterior, sendo ascaracterísticas técnicas dos produtos definidas exclusivamente pela empresa. Diz-se por encomendasquando a produção resulta de uma solicitação prévia dos clientes sendo as especificações técnicas dos produtos definidas apenas pelos clientes, apenas pela empresa ou pelos dois em conjunto.
Regime de Fabrico: Método Directo vs Método IndirectoUma empresa que pretenda determinar os custos industriais dos seus produtos e/ou serviços produzidos é necessário adoptar um Método de Apuramento de Custos, que irá depender das características do próprio processo de produção. Podemos identificar 2 Métodos diferentes de Apuramento de Custos:
Método Directo
Método Indirecto
Normalmente, relacionamos o Método Directo com um processo de produçãodescontínua ou por encomendas e o Método Indirecto associamos a um processo produtivo contínuo ou que funcione por stocks (para constituir armazém de produtos acabados).
Contudo, convém relembrar que na realidade empresarial nem sempre é possível distinguir o processo produtivo entre descontínuo ou contínuo e por isso, poderá haver empresas que utilizem uma combinação destes 2 Métodos para o seuapuramento de custos.
MÉTODO DIRECTO – aplicação prática
1. Caracterização do Método Directo
Fonte: Temas de contabilidade de gestão – Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão (2008); Livros Horizonte; Vários Autores
2. Contabilização
[->0][->1]
Informação Adicional: considerando o exemplo acima, temos 2 Ordens de Produção ou Ordens de Fabrico em que uma delas fica concluída (OPA) e segue para Armazém de Produtos Acabados e outra Ordem de Produção (OP B) que ficou em curso no mês e será a Existência Inicial de Produtos em Vias de Fabrico no mês seguinte.
No caso das Ordens de Produção só existe uma saída, ou é Produto Acabado (CIPA) ou é Produto em Curso (EfPVF). Neste Método não podemos ter em simultâneo CIPA e EfPVF.
Legenda:
· CA – Custos Administrativos
· CD –Custos de Distribuição ou Comerciais
· CF – Custos Financeiros
· CIPA – Custo Industrial do Produto Acabado
· CIPV – Custo Industrial do Produto Vendido
· Ei – Existência Inicial
· Ef – Existência Final
· GGF – Gastos Gerais de Fabrico
· MP – Matéria-Prima
· MOD – Mão-de-Obra Directa
· OF – Ordem de Fabrico
· OP – Ordem de Produção
· RAI – Resultado antes de Imposto
NesteMétodo é fundamental os responsáveis de fabrica construírem um Mapa de Controlo dos Custos por Ordem de Produção para a qualquer momento da produção saberem os custos já imputados a cada OP:
[->2][->3]
Este Mapa consiste em apurar a qualquer altura do mês os custos que já foram imputados às Ordens de Produção. Onde deveremos preencher com base nos valores do T (contabilização) da respectiva Ordemde Produção (OP), onde:
· Os custos transitados correspondem às Existências Iniciais da OP
· Os custos do mês (MP + MOD + GGF) são também retirados da respectiva linha do T da OP
· A coluna TOTAL corresponde à soma de todos os Custos do Mês (MP + MOD + GGF)
· No final somando o Custo Total do Mês com os Custos Transitados temos o valor a colocar Em curso OU em Concluídas, de acordo com o...
tracking img