Regiao sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As atividades econômicas do Estado do Paraná são bastante variadas, por causa disso esse consegue se enquadrar entre os Estados de melhores economias, ou seja, os mais ricos. A economia paranaense está alicerçada na agricultura, pecuária, mineração, extrativismo vegetal e indústria.

Agricultura

O solo paranaense é fértil, favorecendo a atividade agrícola. O Estado produz uma grandevariedade de culturas, se destaca como importante produtor de trigo, milho, soja, algodão e café.

Pecuária

Na atividade pastoril a criação de bovinos se destaca, contendo um numeroso rebanho, além de ser um grande produtor de suínos, destaca-se também na produção leiteira, de ovos, de bicho-da-seda, entre outros.

Mineração

O solo paranaense abriga enormes e diversificadas jazidas deminérios, os principais são: ouro, cobre, minerais nobres, além de outros como a areia, argila, calcário, caulim, dolomita, talco, granitos, mármore, chumbo e ferro.

Extrativismo vegetal

Esse tipo de atividade consiste em retirar da natureza itens vegetais com fins econômicos, com isso, as principais árvores exploradas são os pinheiros paranaenses (Araucária Angustifólia).

IndústriaCuritiba concentra uma cidade industrial que atua na indústria automobilística, metalmecânica, cimento, cerâmica, montagem de máquinas, tecidos, frigoríficos, além das agroindústrias que transformam produtos primários, como soja, milho, carne suína e madeira.

O parque industrial paranaense reúne, aproximadamente, 24 mil empresas, que geram resultados que superam a média nacional no ramo.Informações da economia do Paraná

Participação no PIB nacional: 6,2%.
Composição do PIB estadual:
- agropecuário: 18,4%.
- indústria: 40%.
- prestação de serviços: 41,6%.
- Volume de exportação: 10 bilhões de dólares.

Produtos de exportação
- soja e derivados: 34,2%.
- veículos e peças: 21,4%.
- Madeira: 10%.
- Carne congelada: 8,2%.
- Outros alimentos, como milho, açúcar ecafé: 8,8%.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Os imigrantes portugueses, alemães e italianos tiveram participação importante para o fortalecimento da economia estadual. Eles desenvolveram técnicas de cultivo na região, além de terem promovido o desenvolvimento econômico em solo gaúcho. A evolução da economia estadual ocorreu de forma satisfatória e, atualmente,o estado possui a quarta maior economia do país, inferior apenas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Acompanhe a progressão do Produto Interno Bruto (PIB) estadual no período de 2002 a 2009:
2002: 105,4 milhões de reais
2003: 124,5 milhões de reais
2004: 137,8 milhões de reais
2005: 144,2 milhões de reais
2006: 156,8 milhões de reais
2007: 176,6 milhões de reais
2008:192,8 milhões de reais
2009: 202,9 milhões de reais
O PIB gaúcho tem apresentado significativas evoluções a cada ano. Atualmente, representa 6,4% do PIB nacional, e no âmbito regional esta participação é de aproximadamente 40%. Sua composição é a seguinte:

Composição do PIB do Rio Grande do Sul
Portanto, o setor de serviços é o principal segmento da economia estadual (61,2%), destacando-se,principalmente, em Porto Alegre, capital do estado.
A indústria, responsável por 27,5% do PIB estadual, é bem diversificada e se desenvolveu a partir das agroindústrias e de outros segmentos ligados ao setor primário. Destacam-se as indústrias de transformação, alimentos, petroquímicas, máquinas, automobilísticas (General Motors), implementos agrícolas, fertilizantes e de calçados.
Aagropecuária, apesar de contribuir diretamente com apenas 11,2% para o PIB gaúcho, é uma atividade de fundamental importância para a economia estadual, pois é por meio dela que derivam vários segmentos da indústria e dos serviços.
O estado destaca-se por ser o terceiro maior produtor nacional de grãos, apresentando-se inferior apenas aos estados do Mato Grosso e Paraná, com expressiva colheita de arroz,...
tracking img