Regiao da madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que e a ilha da Madeira:

A ilha da Madeira é a ilha principal (740,7 km²) do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a sudoeste da costa portuguesa, e que constitui conjuntamente comPorto Santo, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens a Região Autónoma da Madeira e o Arquipélago da Madeira.
A capital da ilha e da região autónoma é a cidade do Funchal.

Factores naturaisMorfologia do terreno:
Formação da periferia, onde se verifica a diminuição significativa das condições anteriores, com a formação de alguns diques e planaltos, que terminou há 740 mil anos.
Formaçõesdas zonas altas, marcadas pela continuação da expulsão de material piroclástico e formação das falésias das costas norte e sul, que oscilam entre os 400 e 900m. Esta etapa que terminou háaproximadamente 620 mil anos.
Formações dos basaltos do Paul da Serra devido a uma fenda na Bica da Cana há 550.000 anos.
Erupções recentes, que praticamente definem as ilhas. Os fluidos magmáticos maisrecentes situam-se nesta fase, que terminou há 6500 anos.
O constante vulcanismo, agregado à erosão e a movimentos tectónicos, moldaram as diferentes ilhas do arquipélago no que elas são hoje, dando-lhe aorientação que tem, coincidente com o movimento da placa africana.
Natureza pedológica:
Carina já fez (a cena da floresta)
Disponibilidades Hídricas:
Os recursos hídricos subterrâneos constituem aprincipal fonte de abastecimento na Madeira, ilha com cerca de 240 500 habitantes.
A captação faz-se através de galerias, túneis, furos e do aproveitamento de nascentes.
O volume anual de recursossubterrâneos consumido no abastecimento público, indústria, rega e produção de energia é de 185 000 000 m3
. A recarga ocorre predominantemente nas zonas altas e planas da ilha. A parcela de recargaproveniente da chuva não é suficiente para manter as condições observadas no aquífero de base, sendo a recarga complementada por água proveniente dos nevoeiros retida pela vegetação.O escoamento...
tracking img