Região norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A região Norte é a maior do país em extensão territorial, porém sua população é pequena, supera somente o Centro-oeste (13.895.375 habitantes). A população absolutada região Norte responde por 8% do total do país, somam 15.359.558 habitantes.

Entre os Estados integrantes da região, o mais populoso é o Pará, sua população é de7.431.020 habitantes, enquanto que Roraima possui somente 421.449 habitantes.

No Norte é possível identificar diversos vazios demográficos, por isso apresenta umapopulação relativa de 3,9 hab/km2, essa é uma realidade presente em todos estados que compõem a região.

Grande parte da população se encontra distribuída noscentros urbanos, em cerca de 500 municípios dispersos por toda região.

O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outrasregiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos (69,2%), brancos (23,9%), negros (6,2%) e índios eamarelos (0,7%).

Um dado interessante sobre a região em questão é a concentração urbana e rural nas margens de rios, com tal característica temos cidades como Belém,Manaus, Porto Velho, Santarém entre outras, esse aspecto recebe o nome de população ribeirinha.
A concentração ribeirinha é decorrente da falta de vias de transporteferroviário e rodoviário, assim a população utiliza como principal meio de deslocamento as embarcações fluviais.

Um dos principais problemas enfrentados pelapopulação é o desprovimento dos serviços de saneamento básico e coleta de lixo, praticamente todos os Estados apresentam índices muito baixos de saneamento básico.
tracking img