Região norte e suas matérias primas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Luanna Alves Conrado
Matheus Vinícius
Rafaella Caetano
Tiago Xavier

MATÉRIAS PRIMAS DE ORIGEM VEGETAL PRODUZIDAS NA REGIÃO NORTE

Instituto Federal de Goiás

Inhumas – 2011

Região Norte e suas matérias primas
A região norte é uma das cinco regiões brasileiras. É formada por sete estados: Acre, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins. Na região predominam o clima equatorial com exceçãodo norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima e tropical.
Essa região do Brasil possui uma grande quantidade de produtos devido à floresta Amazônica que oferece uma diversidade de matéria prima aos moradores daquela região. Óleos e castanhas são os pontos fortes da região, além de outros produtos que ainda são desconhecidos pela grande maioria das pessoas.
A coleta de frutos eraízes constitui uma das mais primitivas maneiras de extração dos meios de subsistência do homem. No entanto, essa atividade, chamada de extrativismo vegetal, ainda é praticada. Corresponde à coleta de produtos retirados da natureza.
Essa atividade foi por tempo à única fonte de renda. Hoje, outras atividades são praticadas, como a mineração, a agricultura e a pecuária. Mas ainda assim aextração vegetal de matérias – primas (Matéria Prima é um subproduto ou insumo que as Indústrias usam para fazer seus Produtos, por exemplo, o leite é usado nas Indústrias para fazerem queijo, iogurte dentre outros...), é realizada, podemos destacar os alguns tipos de matérias-primas:
▪ Açaí
▪ Baunilha
▪ Cacau
▪ Castanha- do- Pará
▪ Cupuaçu
▪ Guaraná
▪ Murici
▪Palmito

Principais fases de processamento em matérias primas

▪ Fase de beneficiamento: É a primeira etapa da utilização da matéria prima. Nesta fase é feita limpeza, separação de partes não comestível.
▪ Fase de elaboração: É a etapa de maior importância na fabricação, pois nela desenvolve diversas atividades tecnológicas.
▪ Fase de preservação e de conservação: Nessa fase queos produtos ocorrem um aumento do seu tempo de vida útil (ou vida de prateleira) do produto.
▪ Fase de armanezamento: Nessa fase vários alimentos exigem algum meio de preservação para que não se deteriorem.
Principais tipos de matérias primas do norte, e seu processamento:

Açaí
Açai é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro.É uma espécie nativadas várzeas da região amazônica. . Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros é apreciada em diversas partes do Brasil, e usada na fabricação de sucos, cremes, concentrados, polpas, entre outros.

Etapas de Processamento:
A extração do açaí, pelo processo industrial, envolve as seguintes etapas:

Recepção dos frutos
Os frutos de açaizeirochegam às unidades de processamento acondicionados em cestos, paneiros, asas ou caixas de plástico, os quais são pesados; e conduzidos para o processo de seleção.
Seleção
Seleção manual dos frutos, geralmente, é realizada em mesas de aço inoxidável, dotadas de peneiras, cujas dimensões possam reter os frutos, deixando passar as impurezas menores, como os restos de sépalas, fragmentos deráquilas, terra, frutos chochos etc.
Nessa etapa, os frutos verdes e em estado fitossanitário precários, ou mesmo com qualquer outro tipo de defeito, que os torne inadequados ao processamento, devem ser retirados do lote.
Em algumas indústrias de processamento, os frutos passam por um equipamento dotado de ventilador para a retirada das sujidades adquiridas na colheita, no transporte ou oriundas dospróprios frutos.
Pré-lavagem, amolecimento e lavagem.
Os frutos de açaizeiro são transportados para um sistema composto de quatro lavagens em série:
Na 1a, os frutos são imersos em água para a retirada das sujidades aderidas aos frutos.
Na 2a, os frutos também são imersos em água para o amolecimento do epicarpo e do mesocarpo, com a finalidade de facilitar o processo de despolpamento.
As...
tracking img