Região nordeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comidas típicas 1 !

A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias diferenças regionais,tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo.
No Maranhão se destaca o refrigerante Jesus ou Guaraná Jesus que é patrimônio maranhense. Já o bolo-de-rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco.
Algumas frutas regionais - não necessariamente nativas da região - são a ciriguela, o cajá, o buriti, a cajarana, o umbu, a macaúba, as frutas maranhenses juçara, bacuri, cupuaçu,buriti, murici e a pitomba, além de outras também comuns em outras regiões.
Comidas típicas 2 !

A formação cultural do Nordeste, região com área de 1.561.177,8km2, gerou a mais diversificada culinária do País, marcada, no entanto, por singulares diferenças.

São inúmeras as alternativas, a começar pelos pratos vindos da África.

Iniciando pelos abarás e acarajés, na Bahia. Ante-pastos aos vatapás e àsmoquecas de peixe, de ostras, de camarões, iguanas douradas pelo azeite de dendê. Há, também, pratos à base de peixes dos mais vários tipos, servidos em formas várias: sopas, escaldados, cozidos. E casquinhas de caranguejo, frigideiras de siri mole e cavaquinhas. Na cozinha nordestina há pratos exóticos, elaborados com carnes de porco, de cabrito, de carneiro. E aves. Prazeres que vão desde astripas à sergipana até a carne de sol à Natal, passando pelo xinxim de galinha e pela galinha d’Angola de Teresina.

No Nordeste, ocorre também a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame.

Sobre a sobremesa, encontram-se: cocadas, sorvetes e refrescos feitos com frutas típicas, como taperebá, manga, araçá, caju e pitanga, graviola e mangaba.

Estados e suas comidastípicas:

ALAGOAS
As comidas típicas de Alagoas são as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, mungunzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.

Frutas Tropicais de Alagoas: manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga,sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola e etc. A maioria é transformada em sucos, sorvetes e doces. Nas praias, é comum saborear um bom caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi e batidas de frutas tropicais.
BAHIA
Quando falamos da Bahia, lembramos do Acarajé e do vatapá e de muita pimenta. Com vários pratos tradicionais, todo turista que vai visitar os baianos não pode deixar deprovar alguns.

Por exemplo, o Mocotó, o Acarajé, a Moqueca (peixe, camarão, maturi,...) e o Vatapá.

PIAUÍ
O Estado do Piauí se destaca na gastronomia pela carne de sol que é usada para fazer muitos pratos de comidas tradicionais dos consumidores locais e muito apreciada pelos turistas. Entre as comidas típicas do Piauí estão:
Cuscuz, Beiju, Bolo de milho, Cocadas, Pamonhas e Macaxeira.

RIOGRANDE do NORTE

Carne-de-sol, Tapioca, Cuscuz, Caranguejo, Galinha à cabidela, Paçoca, Queijo de manteiga, Queijo de coalho e a coalhada, Mandioca, Milho verde, Coco

Peixes: cangulo, sanhoá, biquara, carapeba e os pescados mais nobres como: camarão, lagosta, arabaiana, cioba, cavala, bicuda, garoupa

SERGIPE
A culinária de Sergipe é à base de frutos do mar com muitos tipos peixes. É comuma presença na mesa do surubim, caranguejo, moqueca de arraia, camarão, a moqueca, pão de queijo, feijoada sergipana, carnes ensopadas, tapioca, cação, surubim na brasa e a carne de sol. O Cuscuz feito com milho pode ser consumido na hora do café ou com as refeições do dia.

CEARÁ
Dependendo do Estado do Brasil que você pretenda conhecer, naturalmente já vem o pensamento no que vamos comer...
tracking img