Região centro oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A diversidade das culturas humanas está atrás
de nós, à nossa volta e à nossa frente. A única
exigência que podemos fazer a seu respeito é
que cada cultura contribua para a generosidadedas outras”

Claude Lévi-Strauss







RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal, expor as característica da região Centro-Oeste, para obtenção de conhecimentos sobre as regiões do brasileiras. Pelo fato de naatualidade as pessoas não se importarem muitos com questões culturais, traços das civilizações passadas, aspectos culturais de outras regiões, não significa afirmar que estes fatores não tenham importância, apenas as pessoas deixaram de observá-los com tanta frequência. Com o desenvolvimento da tecnologia muitos valores e traços culturais foram rompidos, as crianças não brincam mais de(esconde-esconde), se trancam no seu quarto e vão se alienar nos games eletrônicos e jogos violentos, muitos pais ficam felizes, pois, se sentem livres de seus filhos, enquanto isso... Vão à boate, dançar musica eletrônica. Qual o destino de um povo que não tem cultura? Sem uma base solida, sem princípios, e sem regulamentos, uma civilização não vai a lugar algum, ficará como uma estátua estagnada, semprogresso, até que se desnature e se quebre. Há uma grande necessidade das pessoa fazer um resgate dos valores, dos traços culturais, para tentar levar uma vida fora da compulsão.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8
2 ASPECTOS HISTÓRICOS DA REGIÃO CENTRO-OESTE 9
2.1 Origem e Povoamento
2.2 Divisão Política
3 ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS-CULTURAIS 11
3.1 Tipos Humanos
3.1.1  Tipos característicos
3.2Culturas Regionais
3.3 Culinária
3.4 Atividades Econômicas
3.4.1 Agropecuária
3.4.2 Agricultura
3.4.3 Mineração e indústria

4 ASPECTOS AMBIENTAIS 14
4.1 Relevo
4.1.1 Planalto Central
4.1.2Planalto Meridional
4.1.3Planície do Pantanal
4.1.3Hidrografia
4.1.4 Clima
4.1.5 Vegetação
4.1.6 Formas de Cerrado
5 Conclusões 18
6 REFERCNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
1 INTRODUÇÃO

Amaior parte das sociedades contemporâneas são multiculturais, multiétnicas ou mestiças, o que significa dizer que se caracterizam pôr uma enorme variedade de identidades simbólicas e expressivas, a região Centro-Oeste por exemplo. E o mais interessante é que a cultura de uma região influencia na outra. A região nordeste passou para a região Centro-Oeste alguns traços culturais culinários como(carne-de-sol e carne-seca). Muitos fatores históricos contribuem para o desenvolvimento da cultura tradicional de um povo. A miscigenação que nessa região se deu com o relacionamento de índios, brancos (europeus) e negros em sua maioria africanos. Ao se relacionar , de forma passiva ou agressiva, esse povo passava um para o outro sua maneira de ser, de alguma forma isso influência, e contribuiu nodesenvolvimento da cultura da região Centro-Oeste do Brasil.
2 ASPECTOS HISTÓRICOS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

2.1 Origem e Povoamento
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes. Eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual cidadede Goiás e Meya Ponte, hoje Pirenópolis. Surgiram arraiais que se tornaram cidades importantes. A descoberta de diamante deu origem a vila chamada corrutela.Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região. Elesorganizaram grandes fazendas de criação de gado.Para defender as fronteiras do Brasil com os outros países, foram criados fortes militares. Entre eles, destaca-se...
tracking img