Regate dos valores civicas e morais em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução
A importância da educação de valores para resgatar a formação moral que indivíduo. O tema precisa ser discutido no sentido de que se fomentém debates a esse respeito e se encontre caminhos pelos quais se consiga atrair as crianças e os adolescentes, em fim, o alunado, e ver resgatados seus valores em alguns casos, e em outros ensinando novos valores.

Diante da sociedade atual,faz-se necessário uma metodologia de ensino que haja de maneira preventiva, na educação de valores éticos e morais, na formação consciente do indivíduo que reflete ética e moralmente diante de situações conflitantes, que exijam dele uma gama de princípios e valores que norteiem suas decisões.

É sabido que todo indivíduo, todo aluno, recebe inicialmente uma educação informal, e muitas vezes, estaé completada e continuada pela escola que assume o papel da educação formal, com conceitos e saberes técnicos, científicos, históricos, matemáticos. Diante desta informação faz-se de total importância perceber-se a necessidade desta educação em ter a preocupação de inserir no seu currículo a educação de valores éticos e morais, de maneira interdisciplinar. Sempre suscitando discussões ereflexões, que de maneira livre e aberta levará o aluno a refletir o seu papel na sociedade e as contribuições que lhe serão exigidas como futuro executor ativo de sua cidadania.

2-Regaste dos valores morais e cívicos em angola
De um tempo a esta parte temos ouvido falar no resgate dos valores civicos e morais. Com efeitos este povo, num passado recente, se assim se pode considerar os 30 anos passados,tinha uma educação fora do normal. Todos que aqui aportavam ficavam vislumbrados pela sua educação, respeito, humildade e amor ao próximo. Não era normal ver pessoas gritando, o espirito de entre ajuda estava patente nas acções das pessoas. Era um orgulho para um senhorio se batessemos a sua porta solicitando a utilização dos seus lavabulos. A hospitalidade era tanta que não só saíamos daísatisfeitissimos pela atenção mas como, muitas vezes, também com a barriga cheia, etc. Os que tinham meios de transporte faziam do acto de dar boleias uma norma.
A necessidade de se trabalhar mais com a juventude no sentido de lhe transmitir valores cívicos e morais, bem como as regras de boa conduta que regem uma sociedade, foi ontem apontada para a esfera social, Juvelina Imperial.
O alerta foidado durante um seminário subordinado ao tema “A sociedade e a religião”, que decorreu no anfiteatro do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), e Juvelina Imperial especificou que há ainda um certo desconhecimento dos jovens sobre as regras básicas da moral e do civismo.
Para fazer face a esta situação, a vice-governadora garantiu que o governo provincial de Luanda vai criar condições para quese façam mais seminários e palestras do género nas escolas, igrejas e no seio das famílias. Em relação ao referido seminário, Juvelina Imperial considerou-o uma actividade de grande impacto, reforçando o trabalho do governo da província para a reeducação da sociedade, particularmente da camada jovem.
“Foi uma actividade com muito impacto, porque tivemos a oportunidade de ouvir os jovens amanifestarem-se sobre os assuntos aqui apresentados e, por sua vez, a apresentarem as suas dúvidas, na busca de esclarecimentos sobre questões que muitos os preocupa”, realçou.
O seminário que teve como oradores o Bispo da Igreja Metodista, Emílio de Carvalho, e o vice-reitor do Instituto S. João, Padre Vicente Cacuxi, abordou temas como “Noções de religião e família” e o “Regaste dos valores cívicos emorais”. Para o bispo Emílio de Carvalho, que se debruçou sobre o primeiro tema, em Angola há muitas pessoas que têm na religião uma fonte de riqueza, o que “é errado e desrespeitador”, sublinhou.

2-1Resgate de valores morais e cívicos

Segundo eles, estas práticas contribuem para a degradação e perca de valores morais cívicos, como fizeram saber no final do seminário organizado pelo...
tracking img