Regência vocal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Formar um

Coral de Sucesso

• Um Manual Prático e Intuitivo para o Leigo • Um Guia Passo-a-Passo Para o Não-Iniciado na Notação Musical Iniciar um Coral Bem-Sucedido

Deco Z. Marin
www.coralreligare.com.br/curriculum_deco.htm

A Importância e Papel do Coral

Participar de um coral é uma terapia para o corpo, mente e alma. É vida social de qualidade, é refinamento de aptidõesnobres. Os estudos que demonstram uma relação direta entre o desenvolvimento mental e relacional nas pessoas que praticam música são fartos e contundentes. Todos deveriam ser introduzidos ao fazer música vocal ou instrumental. Além de elevar a auto-estima, torna seus praticantes mais sensíveis e integrados socialmente. O canto coral é a forma mais antiga e intuitiva de se fazer música, não possuicontra-indicação e é divertido. O canto coral une a comunidade no sentido amplo, envolvendo não só os coralista uns com os outros, mas suas famílias e amigos. O canto coral musicaliza seus integrantes de forma envolvente, leve e eficiente.

Definição de Termos

Coro é uma formação vocal de pequeno porte, por volta de quinze pessoas, também chamado de conjunto ou grupo; e coristas são osintegrantes de um coro. Coral é uma formação vocal de maior porte; e coralistas são os integrantes de um coral. Um grupo de vinte pessoas, por exemplo, pode-se chamar de pequeno coral. Não há convenção a esse respeito mas esses números são amplamente aceitos.

Naipe é um grupo de pessoas que compõem uma das quatro vozes do coral: naipe das sopranos, naipe das contraltos, naipe dos tenores e naipe dosbaixos. Essa é uma divisão padrão. Alguns acordes de algumas músicas – geralmente acordes finais – pode demandar uma abertura maior das vozes subdividindo os quatro naipes em até nove vozes: 1o soprano, soprano, mezzo-soprano, 1o contralo, 2o contralto, 1o tenor, 2o tenor, barítono e baixo.

Tessitura ou registro é extenção vocal de uma pessoa desde o seu limite grave até o seu limite agudo. Meuregistro ou tessitura por exempl vai do fá1 ao fá3, lembrando que a escala de número três – do3, re3, ..., si3 – é aquela que está no meio do teclado de um piano, sendo as anteriores 2, 1 e 0 e as posteriores 4, 5, 6 e 7. O mais comum é que uma pessoa tenha duas oitavas de notas aproveitáveis em sua tessitura. No capítulo sobre a divisão de vozes há um gráfico sobre as tessituras dos naipes.Vértice de naipe é aquela pessoa ou aquelas pessoas que lideram um naipe vocalmente. Deve-se identificar os vértices e atribuir-lhes responsabilidades desestimulando estrelismo. Um coral com muitos vértices costuma não soar bem, as vozes de preenchimento são tão importantes quanto os vértices.

O Número de Integrantes

Com quinze pessoas já se pode formar um coro, o qual deve tentar se aproximarda seguinte configuração: 6 sopranos, 4 contraltos, 3 tenores e 2 baixos. Quanto menos integrantes, maior a responsabilidade que recai sobre cada um e maior a necessidade de que sejam vozes já treinadas. Num coral de 100 pessoas por exemplo, se 10 pessoas faltarem ou errarem determinada nota, o coral terá uma queda de rendimento de 10% o que é tolerável. Já na configuração anterior de 15 pessoas, omesmo desfalque significaria um comprometimento de 75%, o que é intolerável.

Um número adequado para viabilizar um coral é algo em torno de quarenta pessoas. Note-se que um coral com 10 sopranos, 10 contraltos, 10 tenores e 10 baixos é um coral desequilibrado. O ideal de representatividade de cada naipe gira em torno de 35% de sopranos, 30% contraltos, 20% tenores e 15% baixos. O primeiromotivo para essa proporção está no fato de que a projeção e volume da voz masculina é maior que a feminina, o segundo é que as sopranos quase

sempre entoam o tema – ou melodia – da música, o qual necessita algo de destaque e o terceiro tem a ver com as propriedades de propagação do som. Sons agudos, à diferença dos sons graves, são mais direcionais, tem menor alcance, são interceptados por...
tracking img