Refugiados ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Refugiados Ambientais

O início do século XXI tem sido marcado por debates crescentes a respeito das alterações climáticas, as suas origens e as suas implicações no ambiente na própria humanidade.O efeito estufa, o aquecimento global, o constante aumento da poluição atmosférica e a maneira como o meio ambiente se tem vindo a defender, tem despertado na sociedade internacional a necessidaderegulamentar-se uma nova condição de vida para aquelaspessoas que têm sido vítimas destas mudanças ambientais, os chamados refugiados ambientais.
Refugiados ambientais, são pessoas que deixam o seupaís, ou são retiradas por organizações internacionais e forças militares, devido à ocorrência ou à iminência de ocorrerem desastres ambientais que podem pôr em causa a segurança, a saúde e a própriavida dos habitantes daquela região. Tsumamis, terremotos, inundações, secas, tempestades,são alguns acidentes naturais violentos que provocam massivos deslocamentos.
As mudanças ambientais globaiscontribuem para que se acentue a vulnerabilidade social dos grupos sociais em piores condições económicas, em função do aumento das situações de risco já existentes nesses grupos. Estasmudanças, nasúltimas décadas, têm gerado a preocupação de se contornar os problemas existentes e evitar problemas futuros decorrentes das alterações climáticas, procurando-se desenvolver mecanismos de proteção aomeio ambiente e também, salvaguardando os Direitos Humanos.
Vários desastres ambientais já provocaram o êxodo de grandes massas de população, como o Tsunamiocorrido em Dezembro de 2004, que destruiu acosta de diversos países asiáticos, matando milhares de pessoas e deixando milhões de desabrigados, o furacão Katrina, em Agosto de 2005, que deixou 1 milhão de norte-americanos desabrigados, oterremoto que atingiu o sul da Ásia, em Outubro de 2005. Em 2008, o ciclone que atingiu Mianmar, matando 22 mil pessoas e deixando 1 milhão de desabrigados, o terremoto que matou 50 mil pessoas na China,...
tracking img