Refrigeração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO PROFISIONALIZANTE DA AMAZÔNIA

REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

Facilitador: Daniel Ferreira

Aluno(a):_______________________________________________

Apostila: 01

REFRIGERAÇÃO INTRODUÇÃO

O dicionário define refrigeração como sendo o processo de resfriar alguma coisa, e “frio” pode ser definido como a ausência de calor. Por isso, a refrigeração é o nome dado aoprocesso de remoção do calor. As aplicações da refrigeração são muitas, no entanto entre as principais temos a conservação de alimentos.

Cientificamente se atribui a Francis Bacon, em 1626, o feito de utilizar a refrigeração para conservar alimentos. Ele realizou experiências com galinhas enterradas na neve para ver se isto as preservava; mas apenas com o descobrimento do MICROSCÓPIO em 1683 foi quese pôde conhecer em detalhes o mecanismo de deterioração dos alimentos.

Com o auxílio do microscópio, os cientistas estudaram as bactérias, enzimas e fungos. Eles descobriram que estes organismos microscópicos presentes nos alimentos, se multiplicavam rapidamente em temperaturas elevadas e desta forma deterioravam os alimentos, porém, pareciam hibernar (dormir) para temperaturas em torno de 10°Cou menores. Temperaturas mais baixas não matavam estes microorganismos, mas sim controlavam o seu crescimento.

Ilustração da presença de bactérias nos alimentos.

Dessa forma, não demorou muito para que o comércio de gelo natural se tornasse uma atividade rentável. Dados da ASHRAE apontam que em 1854, cerca de 160 mil toneladas de gelo natural foram exportados do porto de Boston. Esse geloera distribuído até longas distâncias por meio de navios dotados de isolamento do tipo serragem. Levado até às residências em carroças, o gelo era armazenado nas residências em armários isolados chamados de geladeiras. Veja a Figura.

Geladeira típica utilizada no século passado.

O uso do FRIO ou REFRIGERAÇÃO para este fim estendeu-se para o mundo todo se substituindo assim os processos dedefumação ou salgamento até então utilizados. Porém, as dificuldades para obtenção do gelo natural e o inconveniente do derretimento inspirou o trabalho de diversos cientistas que buscaram uma alternativa ao gelo natural. O objetivo era produzir gelo artificialmente. Utilizando-se do conhecimento disponível na época, foi possível dar os primeiros passos nesse sentido. Sabia-se, por exemplo, que aágua fervia a 100 °C ao nível do mar, porém este valor diminuía em altitudes maiores, decorrente da diminuição da pressão atmosférica sobre a mesma. Este conhecimento, associado ao fato de se perceber que substâncias como o éter, comumente utilizada pelos médicos da época, esfriavam a pele ao se evaporarem fez com que fosse possível a primeira experiência de produção de gelo artificial.
Este fatodeve-se ao professor universitário Willian Cullen em 1755. Ele utilizou-se de éter, um fluido altamente volátil (que se vaporiza mais facilmente que a água), baixando a pressão do mesmo para facilitar a evaporação e acelerar o processo de retirada de calor de uma pequena quantidade de água. Produziu-se pela primeira vez na história da humanidade gelo de maneira artificial. Veja o esquema na figura.Esquema de produção do gelo artificial.

Conforme você observa na figura 1.3, o processo de retirada de calor da água pelo éter é descontínuo, necessitando de constante reposição do éter. A solução para este problema foi providenciar a condensação do éter num circuito fechado. Isso foi viabilizado através de posterior compressão do éter após a bomba de vácuo. Os estudos continuaram e aprimeira descrição detalhada de um equipamento para produção de gelo foi patenteada por Jacob Perkins em 1834. Porém esse trabalho foi esquecido por cerca de 50 anos até que Bromwell descreveu o mesmo em um artigo para o Journal of the Royal Society of Arts. O primeiro equipamento real foi construído por James Harrison (escocês) entre 1856 e 1857. Em 1862, em uma exibição internacional em Londres,...
tracking img