REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO, EXTRALPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE

1763 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

GABRIELA REZENDE SILVA

REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO, EXTRALPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.

Arcoverde
2013

GABRIELA REZENDE SILVA

REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO, EXTRALPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da Unopar - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos, Ciência Política e Filosofia, como requisito parcial à obtenção de nota do II Semestre.
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Roseane Malvezzi.

Arcoverde
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa classe da sua condição de exploração e levou à contestação da mesma. O mundo capitalista sofreu várias alterações ao longo do século XX e, consequentemente, a Questão Social modificou-se. Perante uma crise global no último terço do século XX, as ideias Liberais ganham força. Assim, os países industrializados parecem ser cada vez mais afetados pelo desemprego, precariedade laboral, pobreza e exclusão social.
A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional, é o objetivo desta produção textual.
Segundo FALEIROS (1997) a expressão questão social é tomada de forma muito genérica, embora seja usada para definir uma particularidade profissional. Se for entendida como sendo as contradições do processo de acumulação capitalista, seria, por sua vez, contraditório colocá-la como objeto particular de uma profissão determinada, já que se refere a relações

Relacionados