Reforma e contra e reforma religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Celular

No século XIX, munidos das conclusões de seus antecessores, vários biologistas voltaram os interesses para a elaboração da chamada teoria celular. Nos anos de 1838 e 1839, dois cientistas alemães, o botânico Mathias Shleiden e o zoólogo Theodor Schawnn, estabeleceram definitivamente a teoria celular, a qual faz uma das grandes generalizações em Biologia, afirmando oseguinte:"Todos os seres vivos são formados por células".

Em 1858, outro biologista alemão Rudolf Virchov lançou a idéia de que as células se originam de outras células pré-existentes.

Posteriormente, verificou-se que a célula forma um todo vivo e o seu interior é preenchido por um conteúdo denominado protoplasma; essa denominação foi dada por Hertwig. O protoplasma era dividido em uma regiãocentral, o núcleo, e em uma porção mais periférica, o citoplasma, tudo envolvido pela membrana celular. Constatou-se, então, a complexidade da estrutura e composição química da célula, além de seu papel primordial como elemento morfofisiológico básico dos organismos vivos, responsável direto pelo seu bom ou mau funcionamento.

O avanço nas pesquisas celulares acabou mostrando as limitações domicroscópio óptico para revelar maiores detalhes da intimidade celular. Com um poder de resolução de cerca de 1200 vezes, esse tipo de microscópio não permite observações criteriosas das estruturas citoplasmáticas que ocupam o interior das células.

No século XX, a invenção do microscópio eletrônico com um poder de resolução de até 600.000 vezes, juntamente com os avanços da Bioquímica, Biofísica,Imunologia, Fisiologia e Genética, contribuíram para um conhecimento bastante aprofundado de todos os processos celulares, bem como sua ultra-estrutura e composição molecular.

Desse modo, não só o homem tem obtido êxito no combate a inúmeras doenças como também vem acumulando e interpretando informações para melhor compreender o fenômeno vida.

CITOLOGIA

Cada um dos seres vivos que ajudama compor a complexa teia da vida em nosso planeta é ou foi uma única célula. Durante a fecundação, um gameta masculino e um feminino fundem-se, formando a célula denominada ovo ou zigoto. Essa única nova célula inicia um processo de sucessivas divisões, formando sempre novas células completas até construírem um organismo. As baleias azuis, com 35 metros de comprimento e pesando 125 toneladas, osmaiores animais do planeta, assim como as sequóias da Califórnia, que chegam a 110 metros de altura e mais de 300 anos, representantes dos maiores vegetais do planeta, são constituídas por enormes quantidades de células.

Nós seres humanos, por exemplo, somos constituídos por algumas dezenas de trilhões de células. Porém, muitos organismos vivos permanecem constituídos por uma única célula e nemmesmo dependem de gametas para a reprodução. As bactérias, as cianofíceas, os protozoários, além de certas algas e fungos, possuem uma estrutura unicelular durante toda a sua existência, no interior dessas diminutas unidades, ocorrem complexos processos bioquímicos e físicos que permitem a continuidade da vida.

O ramo da biologia responsável pelo estudo das células é a Citologia ou a BiologiaCelular.

A IMPORTÂNCIA DO MICROSCÓPIO

A citologia é dependente de equipamentos que permitem a visualização das células, pois a maioria delas são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos ópticos de ampliação. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2 mm. Abaixo desse valor, não é possível enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e,principalmente, o microscópio.

O crédito da invenção do microscópio é discutível, mas sabe-se que em 1590 os irmãos holandeses Franz, Johan e Zacarias Jensen compuseram um artefato rudimentar munido de um sistema de lentes, que permitia a ampliação e a observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez. O aparelho foi denominado de microscópio e se constituiu na principal...
tracking img