Reforma e contra reforma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFORMA

REFORMA

Os motivos da reforma foram:
Críticas da sociedade a igreja
-A corrupção do alto clero.
-Ignorância religiosa dos padres comuns.
-Os novos estados teológicos as criticas eram tão severas que levaram a reforma Protestante.
Essa reforma foi motivada por causas que ultrapassavam os limites da contestação religiosa.
Vejamos algumas dessas causas.
-Com a chegada daimprensa aumentou o numero de exemplares da bíblia disponível para estudo, isso levou muito estudiosos a uma reflexão mais critica e a uma nova inquietação espiritual procurando entender as “verdades divinas”, isso acabou levando ao livre exame das Escrituras e a diferentes interpretações da doutrina Cristã.
-Alguns cristãos passaram a condenar energicamente os abusos e a corrupção do Clero. Ex:venda de objetos sagrados, indulgencias etc.
No plano moral também recebiam críticas: padres envolvidos em escândalos amorosos, monges bêbados, bispos acumulado riquezas e vendendo sacramentos, tudo isso não condizia com quem era considerado intermediário entre os homens e Deus.
- Durante a idade média a igreja condenava o lucro excessivo e defendia o preço justo essa idéia entrou em choque com oscomerciantes que temiam “ir para o inferno”caso praticassem o preço máximo então passaram a defender uma “Nova Ética Religiosa” e essa nova necessidade foi atendida, em parte, pela ética protestante.
-Com as monarquias nacionais, os réus passaram a ver a igreja católica como entidade estrangeira (já que sua sede era em Roma e utilizava o latim) eles valorizavam seu povo sua língua, suas tradições,o sentimento nacionalista, já a igreja católica se apresentava como uma instituição universal.
CONTRA REFORMA

Diante do movimento protestante a reação inicial da igreja católica foi punir os rebeldes, na tentativa de suas idéias não propagassem e o mundo cristão recuperasse sua unidade perdida. Essa tática não funcionou e o movimento protestante avançou pela Europa ganhando muitos seguidores.Diante disso ganhou forca um movimento de moralização do Clero e a reorganização das estruturas administrativas da igreja que ficou conhecido como Contra – Reforma.
Um conjunto de medidas foi tomado pelos seus líderes.
-Convocação do Concilio de Trento seu objetivo era a criação de seminários que oferecessem formação mais rigorosa aos padres, introdução do Catecismo, livro que reúne e ensinaos principais rituais e crenças da igreja católica, etc.
- Criação da Campanhia de Jesus.
Fundada em 1534 por Santo Inácio de Loiola, foi reconhecida pela igreja católica em 1540, seu objetivo inicial era converter os mulçumanos ao cristianismo, mas acabou por atuar em vários setores com o intuito de combater o protestantismo.
Inspirando-se na estrutura militar, os jesuítas consideravam-se“soldados da igreja”, e o combate deveria ser travado com as armas do espírito os exércitos espirituais deveriam levar a conversão das pessoas ao catolicismo mediante as técnicas de contemplação. Outro instrumento utilizado foi a criação de escolas religiosas e a catequese que fez com que a fé católica expandisse seu domínio para os continentes recém-descobertos. (Caso do Brasil), por exemplo.
-Inquisição
A inquisição se estabeleceu na Europa nas primeiras décadas do século xiii, seu principal objetivo era combater as heresias. Os denunciados eram presos e passavam por um processo no qual poderia confessar seu comportamento herético, caso não confessassem permaneciam presos, acorrentados, em jejum e poderiam ser torturado.
Se fossem condenados ocorria uma cerimônia pública na qual ele eraqueimado, para crimes menores poderia ser exilado, perseguido e ter os bens confiscados.
Em 1542 a inquisição foi fortalecida com o combate ao protestantismo, com poderes mais amplos e rebatizados de Tribunal do Santo Ofício passou a se preocupar com os textos teológicos, além de julgar os crimes contra a fé, as acusações de bruxama, a blasfêmia contra a igreja, atos imorais e todo tipo de...
tracking img