Reforma protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - ENSINO A DISTÂNCIA
UNIDADE PEDAGÓGICA - ITAETÊ- BA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA






REFORMA PROTESTANTE
O QUE LEVOU MARTINHO LUTERO A SE REBELAR
CONTRA AS AÇÕES DA IGREJA CATÓLICA NO SÉCULO XVI



NILSON DA CRUZ SILVA










Itaetê- Bahia
2012
NILSON DA CRUZ SILVA













REFORMA PROTESTANTE
O QUE LEVOUMARTINHO LUTERO A SE REBELAR
CONTRA AS AÇÕES DA IGREJA CATÓLICA NO SÉCULO XVI















Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado pelo Graduando Nilson da Cruz Silva, para obtenção do grau de Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EaD, pólo presencial em Itaetê – BA. Orientado pelaProfessora Vera Nathália S. da Tarso.
Tutora da turma: Edilaine Macêdo.























Itaetê - Bahia
2012








































Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada umacom as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente.
Autor: Émile Durkheim
AGRADECIMENTOS




A Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos;
A minha esposa, sempre auxiliando-me em váriosmomentos, dentro e fora da faculdade;
Ao meu filho Guilherme Azevedo Silva que não posso esquecer em momento algum, este é a minha pedra preciosa;
A tutora Edilaine Macêdo por todo o seu conhecimento, atenção, profissionalismo e sua paciência;
Aos meus pais que ficaram o tempo todo na torcida;
Aos colegas de turma, somos hoje irmão porexperiências e, consequentemente, amigos, que nesta jornada aprendemos a respeitar as diferenças e individualidades dos outros, ajudando-nos assim a colaborar com o processo de transformação que requer a educação;
Enfim, sou grato a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para realização deste trabalho.



















SILVA, Nilson da Cruz. ReformaProtestante: o que levou Martinho Lutero a se rebelar contra as ações da igreja católica no século XVI. 2012. 26 paginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC EaD, polo presencial em Itaetê – BA. 2012.


Resumo: A proposta desta monografia é proporcionar uma discussão e reflexão sobre os acontecimentos do século XVI em relação à ReformaProtestante contrapondo o que é ensinado sobre a vida e o trabalho de Martinho Lutero através da publicação de suas 95 teses contra diversos pontos da doutrina Católica propondo uma reforma no catolicismo. Percorrerei o caminho histórico que criou condição para que uma reforma não só fosse desejada, mas buscada mesmo a preço de sangue como aconteceu. Precussores da reforma tiveram suas vidas ceifadaspara que no mesmo solo onde seu sangue foi derramado, no futuro Lutero e as minorias religiosas tivessem o mesmo direito de professar suas crenças. Tratarei da razão pela qual este monge formulou 95 teses e como ele veio a desafiar todo o clero católico a sentar-se para debater seus pontos de vista, e como todos eles amedrontados preferiram usar a força que seus cargos lhe conferiam para perseguir,destruir e até matar pessoas visando calar aquele que de coração puro e alma inocente os convidara a um aberto dialogo sobre a fé. Depois de discutida a problemática da tese e o desfecho vitorioso para o mundo, que desfrutou dos benefícios da luta este sacerdote católico. Os benefícios se fez conhecer nas artes, na música sacra, na ciência, da educação, na pesquisa teológica, na liturgia sacra...
tracking img