Reforma protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A Reforma protestante foi um movimento cristão iniciado no século XVI, na Alemanha que marcou a idade média, esse movimento protestava contra diversos pontos da doutrina da igreja católica, queriam, enfim, arrumar a casa e não construir outra. A Reforma representou um dos movimentos históricos fundamentais do início dos Tempos Modernos, gerando novas igrejas que discordavam dosprincípios católicos.

A Reforma Protestante

No plano religioso, a transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada pela Reforma Protestante, que se constituiu na quebra da unidade da religião cristã que até então existia na Europa ocidental.
A  Reforma está ligada às modificações que estavam ocorrendo na época, como a  centralização do poder nas mãos do rei ( absolutismo) eo desenvolvimento do capitalismo ( mercantilismo)  foram umas das principais características do período que tiveram influência direta no movimento religioso. O processo de ruptura da unidade cristã teve início na Alemanha, em 1517, quando Martinho Lutero escreveu suas 95 teses criticando os princípios teológicos básicos e práticas do catolicismo, pois durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muitomais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquercristão poderia comprar o perdão por seus pecados.
A principal tese de Martinho era a de que só a fé salva, e não as ações dos indivíduos. Além disso, dizia que o conhecimento da bíblia não dependia dos padres, mas sim dos próprios fiéis que deveriam lê-la em sua própria língua e interpretá-la pessoalmente, pois o Espírito Santo os guiaria em suas interpretações.
Lutero foi apoiado por váriosreligiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.
Enquanto isso, em meio ao clero saxônio, aconteceram renúncias ao voto de castidade, ao mesmo tempo em que outros tantos atacavam os votos monásticos.Entre outras coisas, muitos realizaram a troca das formas de adoração e terminaram com as missas, assim como a eliminação das imagens nas igrejas e a ab-rogação do celibato.
Ao mesmo tempo em que ocorria uma reforma em um sentido determinado, alguns grupos protestantes realizaram a chamada Reforma Radical. Queriam uma reforma mais profunda. Foram parte importante dessa reforma radicalos Anabatistas, cujas principais características eram a defesa da total separação entre igreja e estado e o "novo batismo"
Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio . Na Suíça,  o movimento representou, antes de tudo, uma necessidade burguesa. A legitimação da obtenção do lucro foi conseguida com a doutrina pregadapor João Calvino, a qual permitiu o livre desenvolvimento do capitalismo. Na Inglaterra, o rompimento com a Igreja Católica foi liderado pelo rei Henrique VIII, que criou a Igreja Anglicana.
A reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo se deu com o movimento da Reforma Católica ou Contra-Reforma, que pretendia repensar o cristianismo abalado pelas críticas dos reformadores e fazerfrente às novas igrejas que estavam surgindo e se expandindo. Uma de suas iniciativas foi a criação da Companhia de Jesus, que buscava combater o protestantismo por meio do ensino e expansão da fé católica realizada pelos jesuítas.
A Reforma provocou vários efeitos nos países da Europa ocidental nos âmbitos social, político, econômico e cultural. Entre eles podemos citar a ascensão da burguesia...
tracking img