REFORMA POMBALINA NA EDUCACÃO - HISTORIA

4299 palavras 18 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG
CEP 37130-000
Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063

CURSO: PEDAGOGIA (MODALIDADE À DISTÂNCIA) – 2º PERÍODO
Disciplina:HISTÓRIA DA ESDUCAÇÃO II
Professor (a): PAULO ROMUALDO HERNANDES
Nome do aluno (a): GENÍ MONEDA CONSOLINI
Pólo/Tutor (a): São João da Boa Vista-SP (TURMA C)- Tutora: Fabiene Marciana Pereira
Atividade Proposta: (ATIVIDADE I DO MÓDULO III – 1ª PARTE – REFORMA POMBALINA NA EDUCAÇÃO)
Questões guias para leitura do texto: A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade.
1- O que é Iluminismo? Por que o Iluminismo foi também um movimento de fé? O que é secularização da educação?
R: (a)- Foi um fenômeno intelectual que teve lugar na Europa em meados do século XVIII. Tinha por principal baliza a referência da crítica, compreendendo o mesmo conceito de crítica como o reconhecimento das possibilidades mas também dos limites da capacidade humana de conhecer. Mais do que isso, os iluministas compreendiam que a instrução conduziria não apenas a um acréscimo de conhecimento no sujeito mas também a um aprimoramento do indivíduo que se instrui.
(b)- Apostando no avanço do espírito humano e do conhecimento no progresso dos povos e na caminhada do gênero humano rumo a um indefectível percurso de aprimoramento a que chamava perfectibilidade, o iluminismo foi também um movimento de fé, fé na razão, no futuro, na flecha de um tempo, no comércio entre os homens e finalmente, fé na educação.
(c)- Uma das marcas do iluminismo português foi sua dimensão religiosa, convivendo com a idéia de um Estado condutor dos assuntos temporais. Pode-se dizer que “se toda a laicidade é uma secularização, nem toda secularização é ou foi uma laicidade”. São conceitos com significados diversos, “ o conceito de secularização passou a conotar a perda, nas sociedades modernas ocidentalizadas, da posição-chave que a

Relacionados