REFORMA PARTIDÁRIA- rodrigo de sá mota fichamento

509 palavras 3 páginas
Nome: Haylla Sophia Oliveira Gonçalves
R.A. : 21485510
Turma: E - Direito
Texto: MOTTA, Rodrigo Patto Sá. “A reforma partidária de 1979-1980 e o quadro atual”. Belo Horizonte: Editora UFMG,2008, pp. 104-115

O texto analisa como se deu a reforma partidária no Brasil traçando um paralelo com o cenário político atual. O autor ressalta que essa reforma foi uma inciativa do próprio governo que tinha como objetivos principais a prolongação do então regime militar e a fragmentação da oposição diminuindo assim a força e influência do forte partido opositor MDB (Movimento Democrático Brasileiro). A estratégia política para continuar controlando o país e enfraquecer a oposição foi a instituição do pluripartidarismo surgindo assim cinco novos partidos (PDS, PMDB, PDT, PTB e PT).

Principais características dos novos partidos

• Partido Democrático Social (PDS): Partido associado ao governo, sendo uma extensão da ARENA. O nome foi mudado com a intenção de passar ao povo uma ideia de modernidade e desvinculação do antigo partido. (p.105)
• Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): Antigo MDB que apenas acrescentou a letra “P” em sua sigla devido a obrigatoriedade por lei do uso da mesma. Era apoiado pela maioria dos políticos e militantes oposicionistas. (p. 105-106)
• Partido Democrático Trabalhista (PDT): Direcionado as causas trabalhistas e tinham seus ideais baseado em Getúlio Vargas. Tinha como líder Leonel Brizola, grande defensor das reformas sociais. O PDT teve seu ápice entre 1980 e 1990. Mas teve seu declínio logo depois, principalmente pela morte de Brizola. (p. 106-107)
• Partido dos Trabalhadores (PT): Propostas políticas direcionado aos pobres, totalmente desvinculado com o governo, e tinha como líder Luís Inácio Lula da Silva que com sua simplicidade foi conquistando seu espaço no cenário político. (p. 108)
• Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): Não poderia expressar a oposição porque teve o apoio do

Relacionados