Reforma ortográfica

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Portifólio

TEMA:
A mudança da reforma ortográfica nos países que falam a Língua
Portuguesa: O que muda? Por que e para quê?
Elabore um pequeno texto sobre o tema proposto.

Diferenças básicasda ortografia usada no Brasil e em Portugal
Existem duas ortografias oficiais da língua portuguesa: a do Brasil e de Portugal. A norma portuguesa é a que serve de referência para o ensino deportuguês em outros países. O vocabulário português contém palavras escritas com consoantes mudas, como Egipto e objecto. Em outras, como indemnizar e facto, as consoantes "a mais" são pronunciadas. Alémdisso, nas sílabas tônicas seguidas de m e n, o som é aberto. Por exemplo, a palavra econômico (escrita brasileira) é escrita e lida económico em Portugal.
Países que falam a língua portuguesa
AComunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por oito países: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A unificação e os benefíciospara a economia dos países que falam português
Uma vez unificado, o português auxiliará a inserção dos países que falam a língua na comunidade das nações desenvolvidas, pois algumas publicaçõesdeixam de circular internacionalmente porque dependem de "versão". Um dos principais problemas que as novas regras vão acarretar, no entanto, será o custo da reimpressão de livros.
Padronização doportuguês
O português, segundo estudos, é a quinta língua mais falada no mundo – cerca de 210 milhões de pessoas – e tem duas grafias oficiais, o que dificulta o estabelecimento da língua como um dosidiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) . A ortografia-padrão facilitará o intercâmbio cultural entre os países que falam português. Livros, inclusive os científicos, e materiais didáticospoderão circular livremente entre os países, sem necessidade de revisão, como já acontece em países que falam espanhol. Além disso, haverá padronização do ensino de português ao redor do mundo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reforma ortografica
  • Reforma ortografica
  • Reforma ortográfica
  • Reforma ortográfica
  • A reforma ortográfica
  • A Reforma Ortográfica
  • reforma ortografica
  • Reforma ortografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!