Reforma onu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A dificuldade de concretizar uma Reforma nas Nações Unidas e no Conselho de Segurança

Instituições Políticas e Econômicas Internacionais
Instituições Políticas e Econômicas InternacionaisCampinas, Setembro de 2012.
Sergio Aguiar, em seu artigo “Reforma das Nações Unidas”, apresenta um ponto que vêm sendo discutido no arcabouço da ONU a pelo menos 20 anos; a necessidade de uma reforma noConselho de Segurança das Nações Unidas que correlate à nova realidade do sistema internacional e suas implicações nas discussões entre os soberanos.

1. Proposta de Reforma
As propostas dereforma abrangem em quase totalidade o corpo da Instituição. São levados em conta alteração de estratégias, corte de gastos, reestruturação nos planos de paz e segurança internacionais, grupos integradosde planificação destinados às missões de paz e manutenção da mesma, clareza e transparência de conduta, entre outros. No entanto, o aspecto chave das propostas de reformas apresentadas ao longo dotempo, será reformar o Conselho de Segurança e de que maneira isso pode ser feito.
O fato de a Organização ter sobrevivido às adversidades surgidas desde o seu primórdio, dá a ela (ainda mais secomparando à Liga das Nações) certo grau de legitimidade no plano internacional, o que não implica que não haja dubiedade quanto às críticas de funcionalidade da mesma. Isso se intensificou após a invasãodo Iraque pelos Estados Unidos em 2003. Dessa maneira, a comunidade internacional viu uma vez mais a imprescindibilidade da reforma, e para vários deles, a importância de ampliar os assentospermanentes do Conselho de Segurança.

2. O Conselho de Segurança e a proposta do G4
A Alemanha, Brasil, Índia e Japão compõem o chamado Grupo dos Quatro, aspirantes a um assento permanente no Conselho.Para o grupo, é preciso um Conselho de Segurança amplo que reflita melhor as realidades geopolíticas do século XXI. Em 2005, os quatro voltaram a defender a reforma com a intenção de renovar o...
tracking img