REFORMA CAPANEMA

1033 palavras 5 páginas
Reforma Capanema
A Lei Orgânica do Ensino, vulgarmente conhecida como Reforma Capanema, em nada contribuiu para a mudança do ensino secundário, mas tão somente ratificou, através da manutenção dos exames rígidos e seletivos, o papel antidemocrático do ensino brasileiro. Todavia, no campo do ensino profissional houve alguma alteração a ser considerada: Foram criados dois tipos, um mantido pelo sistema oficial e outro, paralelo, mantido pelas empresas; além disso, surgem o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A reforma Capanema enfatizou o dualismo do ensino brasileiro. Entretanto, após o Estado Novo, finalmente ocorre a Reforma do Ensino Primário que implementar o ensino supletivo de dois anos, importante para a diminuição do analfabetismo no país. Não se pode esquecer o tom fascita-clerical do Plano Nacional de Educação, caracterizado na fala de Gustavo Capanema, durante a realização do sétimo Congresso Nacional de Educação, promovido pela A .B.E: "Ensinemos o brasileiro a ser humilde e miserável para sentir a eternidade"! Exclama o Ministro Capanema.
A partir da Reforma Capanema o país mergulha no populismo e inicia-se um debate sobre a educação que se prolongaria por treze anos consecutivos na tentativa de desenvolver um anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O pano de fundo desta nova tentativa de reformar o ensino brasileiro é revestido de divergências em torno da descentralização ou não do ensino; porém as discussões tornam-se mais veementes após a apresenta ação pelo deputado Carlos Lacerda, de um substitutivo, cujo teor versava sobre a liberdade de ensino, passando este a estimular a iniciativa privada.
Daí em diante, os embates entre católicos e antigos "pioneiros" da educação se reacendem; de um lado a Igreja quer manter o "status quo" como sua marca histórica elitista e do outro, os liberais querendo possibilitar às camadas populares o maior acesso à

Relacionados

  • sdfdsf
    9289 palavras | 38 páginas
  • professor
    41128 palavras | 165 páginas
  • receptores nucleares2
    52884 palavras | 212 páginas