Reforma agraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reforma Agrária


Introdução
O principal objetivo Reforma Agrária é proporcionar a redistribuição das propriedades rurais. O processo é realizado pelo Estado que compra ou desapropria terras degrandes latifundiários, cuja maior parte não é utilizada e redistribui para famílias camponesas ou de baixa renda.
Em 1964, foi criado o Estatuto da terra e nele consta que o Estado tem obrigação degarantir direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha, infelizmente esse estatuto nem sempre é posto em pratica, pois varias familias são expulsas do campo porque suas terras são adquiridaspelos grandes Latifundiários.
Reforma Agrária Brasileira
A desigualdade de terras no Brasil iniciou-se em 1532, devido à criação das Capitanias hereditárias e também do sistema sesmarias(distribuição de terra pela Coroa portuguesa a quem tivesse condições de produzir, tendo que pagar para a Coroa um sexto da produção).Dessa forma formaram-se vários latifundiários.
Em 1822 com a independênciado Brasil, a distribuição de terras ocorreu com a lei do mais forte, gerando muita violência e uma concentração muito grande de terras para poucos proprietários, o que ocorre ate os dias de hoje.Para corrigir essa enorme falha na estrutura latifundiária, nas ultimas décadas vem sendo desenvolvido o sistema de reforma agrária no país. Esse sistema ainda de faz muito lento, devido às enormesbarreiras encontradas para realizá-lo, entre elas podemos destacar a resistência dos grandes proprietários rurais, dificuldades jurídicas, além do elevado custo de manutenção das famílias assentadas, poisessas famílias que recebem lotes de terras da reforma agrária necessitam de financiamentos com juros baixos para a compra de adubos, sementes e máquinas, os assentamentos necessitam deinfraestrutura, entre outros aspectos.
Para acelerar esse processo, os trabalhadores rurais organizam o MST ( Movimento dos trabalhadores Rurais sem Terra ) que pressiona o governo através de grandes e...
tracking img