Reflexão/Análise em relação ao Trabalho de equipe, Liderança, Tempo, Variáveis externas e internas, EPIs e Planejamento, segundo reportagens e pesquisas sobre o Acidente com mineiros no Chile.

474 palavras 2 páginas
Reflexão/Análise em relação ao Trabalho de equipe, Liderança, Tempo, Variáveis externas e internas, EPIs e Planejamento, segundo reportagens e pesquisas sobre o
Acidente com mineiros no Chile.
Em agosto deste ano deu-se por encerrado o caso do desabamento que soterrou
33 mineiros (32 chilenos e 1 boliviano) por 69 dias no fundo da mina San José, com mais de 66 metros de profundidade, em Atacama, norte do Chile.
O incidente não causou mortes, porém gerou um trabalho desafiador à equipe de resgate, que além de enfrentar dificuldades de contato com os mineiros, tinha o grande problema de acesso ao local onde eles estavam soterrados. Sob outro ângulo, há de se reconhecer o desafio dos mineiros, que soterrados, mantiveram a temperança/o equilíbrio diante da situação da ausência de luz, alimento e até mesmo oxigênio.
Nessas duas situações podemos inferir que Tempo era uma questão incontrolável e de sobrevivência, pois, quanto mais a Equipe de resgate demorava/atrasava para perfurar o poço, que daria acesso ao saguão onde estavam alojados os trabalhadores, mais tempo os mineiros estariam sem alimento, sem ar e sem luz, podendo ou não sobreviver a tal situação.
É inegável a importância da atuação em Equipe nessa conjuntura. De um lado havia uma equipe que objetivava o resgate dos trabalhadores, de outro, os trabalhadores que buscavam sobreviver, ambas estavam subordinadas ao Tempo, ao risco de outros/novos acidentes (desmoronamentos) e à exposição ao calor e ao frio. Neste sentido, é salutar e conveniente reconhecer o papel de um Líder, pois é ele quem deve direcionar os objetivos e interesses comuns da equipe, de modo a Planejar as ações/ condutas considerando os prós e os contras de determinados procedimentos, respeitando, reconhecendo e valorizando as habilidades e talentos de todos os integrantes. No caso do acidente, conclui-se que o Líder da equipe de resgate continha os conhecimentos em relação aos procedimentos de perfuração do poço, bem

Relacionados

  • ADMINISTRA O 2013 Revista Dos Alunos
    251730 palavras | 1007 páginas
  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas