Reflexoterapia oriental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Reflexologia Oriental?

A reflexologia é uma terapia que se baseia na teoria que o pé e a mão são um microcosmos do nosso corpo onde existem áreas reflexas com ligação aos órgãos e vísceras. Através da pressão, calor ou frio nessas zonas reflexas ocorre um estímulo reflexo no Sistema nervoso central e a ligação/resposta de um órgão correspondente. É, assim, passível o tratamento,prevenção ou diagnóstico de alguma patologia e desequilíbrios associados.

Embora esta terapia só tenha sido introduzida no ocidente em meados do séc. XIX, no oriente há registos históricos desta prática com mais de 5000 anos, surgindo integrada no sistema terapêutico.

Na China, por exemplo, e reflexoterapia surge associada à acupuntura e manipulação da orelha e com uma perspetiva maisholística. Baseia-se na existência de meridianos (modelo energético chinês) por onde circula o Qi (energia vital). Sempre que essa fluidez energética sofre um bloqueio propicia-se a doença.
O tratamento e prevenção são efetuados através do reequilíbrio do sistema orgânico e regularização da circulação do Qi, provocando homeostase.

Ao longo do trajeto desses meridianos (“canais energéticos”) existemdiversos pontos com funções específicas, podendo-se localizar cerca de 1000 pontos com propriedades intrínsecas que quando estimulados exercem ações com consequências ao nível dos órgãos, vísceras, meridianos…
Este trabalho visa descrever alguns pontos com propriedades especiais curativas utilizados na acupressão em reflexologia oriental. Estes pontos são denominados pontos de comando edesempenham funções importantes e específicas como os pontos Shu antigos, pontos de tonificação e sedação, pontos Mu, pontos shu dorsais, pontos XI e pontos Yuan.
Eles irão complementar o tratamento e as características encontradas neste microcosmo que são as mãos e os pés.

Pontos Shu Antigos ou Pontos dos 5 elementos
Os pontos Shu antigos (pontos de transporte) estão localizados ao longo dosmeridianos de energia principal (Jing Mai). Os meridianos de energia principal (Jing Mai) são doze e encontram-se associados a um órgão ou víscera.

Existem 3 Jing Mai yin da mão e do pé e 3 Jing Mai yang da mão e do pé.
Os 3 meridianos Yin da mão iniciam-se no tórax e terminam nas extremidades dos dedos da mão (Meridiano do Pulmão, Coração e Pericárdio); os 3 Yang da mão iniciam-se nas extremidadesdos dedos da mão terminando na cabeça/face (Meridiano do Intestino grosso, Intestino delgado e San Jiao); os 3 Yang do pé iniciam-se na face e terminam na extremidade dos dedos dos pé (Meridiano do Estômago, Bexiga e Vesicula Biliar) de onde seguem os 3 yin do pé para terminarem no abdómen ou tórax (Meridiano do Baço-pâncreas, Rim e Fígado).
Narra a história que na China Antiga as mulheresteriam que cobrir todo o corpo com as suas vestes deixando a descoberto, somente, as extremidades (pés e mãos) e só poderiam descobrir, em tratamento, os membros até à prega articular. Verdade ou não é uma das teorias do aparecimento dos pontos Shu antigos e da sua usual prática.
Os pontos Shu antigos estão, então, localizados nos Jing Mai das extremidades dos dedos até às pregas articulares (joelho ecotovelo). São 60 pontos, no seu total, 5 pontos para cada meridiano.
Designam-se: Jing/Ting-Nascente (Poço); Ying-Manacial; Shu-Riacho; J(G)iing-Rio e He/Ho-Mar.
Seguindo a linha de pensamento e a máxima de MTC que tudo o que acontece na natureza acontece dentro de nós, também, o fluxo do QI nos Shu antigos ao longo dos Jing Mai é semelhante ao fluxo da água na própria natureza.


(Háautores que consideram outras denominações ou traduções para estes 5 pontos mas as suas propriedades são equivalentes.)
Tal como o volume do fluxo das águas, as características e funções destes pontos serão diferentes.
Jing/Ting (poço ou nascente) este ponto está localizado nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés sendo o primeiro ou o último ponto de cada meridiano. Este ponto é utilizado em...
tracking img