Reflexos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE MEDICINA
Departamento de Ciências Fisiológicas

Aqueles que se enamoram da prática sem teoria são como navegadores que entram em um navio sem leme nem bússola, que jamais têm certezapara onde caminham. Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria. LEONARDO DA VINCI

AULA PRÁTICA - AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS NO HOMEM I. INTRODUÇÃO Um mecanismo reflexo está constituído por umórgão receptor , um órgão efetor e algum tipo de rede de comunicação entre ambos. A ação reflexa se inicia por um estímulo de entrada , e tem como resultado uma resposta de saída. O reflexo vai desde asua concepção mais simples (reflexo monossináptico- segmentar ) até os complexos reflexos (polissinápticos supra-segmentares) que envolve a participação dos centros superiores. Assim, vamos encontrarno SN um cem número de arcos reflexos Os reflexos podem acontecer desde aqueles envolvidos com o meio externo (vida de relação) quanto reflexos viscerais, envolvendo os órgãos internos e que envolvemo sistema nervoso autônomo. Os reflexos podem ser classificados como reflexos somáticos superficiais e profundos e reflexos viscerais.
Uma das características do reflexo é sua localização perfeita esempre uma mesma resposta para o mesmo estímulo (o reflexo é uma resposta esterotipada).
OS ALUNOS DEVERÃO DIVIDIR-SE FORMANDO GRUPOS DE 5 ALUNOS E CADA GRUPO DEVERÁ REALIZAR AS MANOBRAS SUGERIDASSEGUNDO O ROTEIRO APRESENTADO. ATENÇÃO: IMPORTANTE LEMBRAR QUE A INTENSIDADE DA RESPOSTA VARIA DE UMA PESOA PARA OUTRA E QUE SEMPRE DEVEMOS ATENTAR PARA SIMETRIA.

2. MATERIAL
LANTERNA CLÍNICARÉGUA 30cm

A EXPLICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE SERÁ DADO NO DIA DA PRÁTICA

2. AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS PROFUNDOS
2.1 - REFLEXO MANDIBULAR: ESTANDO O PACIENTE COM A BOCA ENTREABERTA COMO MOSTRAA FIGURA, O REFLEXO É DESENCADEADO QUANDO O EXAMINADOR PERCUTE O SEU PRÓPRIO POLEGAR COM O AUXÍLIO DO MARTELO POSICIONADO SOBRE A REGIÃO DENOMINADA

DESCREVER A RESPOSTA OBSERVADA

3....
tracking img