REFLEXOS AUTON MICOS NA ESP CIE HUMANA

1323 palavras 6 páginas
I. INTRODUÇÃO
Os reflexos são reações corporais automáticas, atos involuntários, rápidos que visam à proteção do organismo quando este recebe um estímulo. Em muitos reflexos, o indivíduo tem consciência do estímulo e/ou da resposta, noutros, nomeadamente nos que regulam o meio interno, não existe qualquer consciência por parte do individuo. Tais reações corporais são importantes para o equilíbrio interno (homeostase). Os reflexos podem ser classificados em dois tipos: somáticos (que respondem através de músculos esqueléticos) e os viscerais, que respondem através de músculos liso, cardíaco ou glândulas.
O meio que proporciona um determinado reflexo constitui o seu arco reflexo, que é formado por um órgão sensitivo, um neurônio sensorial (responsável por levar informações da superfície do corpo para o interior; relaciona o meio interno com o meio externo), uma ou mais sinapses numa estação de integração, um neurônio de associação (faz a união entre o neurônio motor e o sensorial, e o corpo celular deste estará sempre dentro do SNC) e um neurônio motor (conduz o impulso nervoso do SNC ao efetuador- músculo ou glândula).
Ocorrendo um estímulo, a fibra sensitiva de um nervo raquidiano (nervo aferente ou sensitivo) transmite-o até a medula espinhal passando pela raiz nervosa dorsal. Na medula ou no encéfalo, neurônios associativos (centro nervoso ou coordenador) transformam o estímulo em uma ordem de ação. Essa ordem sairá da medula pela raiz nervosa ventral e será enviada através das fibras motoras (ou eferentes) ao órgão (glândula ou músculo) que realizará uma resposta ao estímulo inicial. Esse movimento forma um arco, que é chamado de arco reflexo. A resposta será dada em consequência da excitação dos efetores inervados pelas vias efetoras reflexas. (BERNE, 2006)
Durante as práticas realizadas foram observados a ação de alguns reflexos viscerais e a sua importância para a manutenção do organismo em equilíbrio em diversos momentos, implicando também no comportamento

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas