Reflexologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXOLOGIA



A reflexologia é a técnica que busca nos pés e mãos, áreas doloridas que refletem o corpo humano por inteiro. Através de estímulos nestas áreas, obtêm se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo. Quer você sofra de algum problema de saúde crônico ou agudo, quer esteja apenas procurando umaforma de diminuir a tensão e promover o bem-estar, a reflexologia pode se a solução.
A reflexologia é uma forma de terapia absolutamente segura, além de ser uma experiência muito relaxante e agradável. O objetivo do tratamento prescrito é normalizar as funções do corpo, diminuir a tensão, aliviar o estresse e melhorar o funcionamento dos nervos e o fluxo de sangue por todo o corpo.
O objetivoda reflexologia é corrigir os três fatores negativos presentes no processo da doença: congestão, inflamação e tensão. A primeira é responsável pelo aparecimento de tumores ou abscessos; a segunda se apresenta como colite, bronquite ou sinusite, ente outras condições inflamatórias; e a terceira é responsável pela diminuição da eficiência do sistema imunológico. O corpo possui seus própriosmecanismos para lidar com os desequilíbrios, e os remédios geralmente interferem nos processos naturais.
Segundo a abordagem holística, o corpo é um sistema dinâmico de energia que está sempre em mutação. O ser humano é mais do que um mero corpo físico. Cada indivíduo é um conjunto complexo de aspectos mentais, físicos e espirituais em equilíbrio, afetado por fatores ambientais e sociais. As causas dadoença têm raízes bem mais profundas do que revelam os sintomas externos. Mas como vivemos numa era de especialização científica, cada parte do corpo tende a ser vista e tratada como uma unidade separada do todo.
A medicina ortodoxa prescreve drogas, fisioterapia e cirurgia como formas de tratamento para aliviar a dor e o desconforto. O objetivo da reflexologia é atingir o mesmo resultado, pelomenos para a maioria dos problemas, acalmando o paciente e aliviando a tensão nervosa.
A HISTÓRIA DA “REFLEXOTERAPIA” como muitas outras técnicas na área da saúde, teve seu início no oriente. Não se sabe certo a sua verdadeira origem visto que há citações dela no Egito, Mesopotâmia e China. Conhecia de forma documentada na China desde o século III A. C. estava vinculada à acupuntura. Na Pérsia ena Índia era referida apenas aos dedos dos pés. Após o primeiro século da era cristã, tem-se referencias mais amplas do seu uso no “diagnóstico”, bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos com REFLEXOTERAPIA, foi ganhando lentamente, mais espaço no campo da “arte de curar”.
No início do século vinte, uma equipe de médicos, o Dr, George StareWhite, o Dr.Edwin F. Bower e o Dr. Willian FltzGerald empreenderam estudos e documentários sobre o assunto dando início a fase moderna da REFLEXOLOGIA (ESTUDO DE ÁREAS QUE PRODUZEM EFEITOS REFLEXOS NO ORGANISMO). Em 1913, como técnica aplicada e denominada de Zonoterapia, passou a ser parte do serviço médico oferecido no Boston City Hospital, no Saint Francis Hospital, em Hartford e Connecticut.
Emseu trabalho intitulado ZONOTERAPIA, o Dr. Fitzgerald abre caminho para o desenvolvimento desta técnica, ao trazer à luz, para nossa consideração o relatado de suas descobertas em dez anos de estudo sobre o corpo e a localização de cada órgão em uma ou mais destas zonas.
Descobriu a presença das dez zonas de energia localizadas no corpo. Elas são
longitudinais e se estendem ao longo do corpo.Desde a parte superior da cabeça até os pés. Descobriu também que podia aliviar a dor em determinada parte do corpo do paciente, aplicando pressão em outra parte.
Devemos nos lembrar que na época em que clinicava, a década de 1880, a anestesia ainda era bastante rudimentar, pois se usava máscaras de clorofórmio.Morria-se mais por causa da anestesia do que pela operação.
Na América Latina a...
tracking img