Reflexo somático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
COORDENAÇÃO DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSORES: WILSON OLIVEIRA, SUZANA GALVÃO, LUCIENE GOMES

AÇÕES REFLEXAS SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA

SETEMBRO/ 2011
MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados foram caneta, lenço de papel, martelo de borracha e massageador elétrico.
A práticaprocedeu-se da seguinte forma primeiramente esfregou-se a ponta da caneta ao longo da planta do pé ao longo do plano medial e analisou-se o a resposta obtida, assim analisando o reflexo plantar.
Em seguida tocou-se a córnea com um lenço de papel analisando assim o reflexo corneal.
Depois percutiu-se o ligamento patelar localizado logo abaixo a patela com um martelo de borracha. A cobaia ficousentada em uma posição na qual suas pernas balançassem livremente. Em seguida fez-se essa cobaia agarrar fortemente seus punhos e puxá-los em sentido oposto. Assim compararam-se os resultados.
Com um martelo de borracha fez-se uma ligeira percussão sobre o tendão de Aquiles e assim analisaram-se os resultados.
Com um massageador elétrico fez-se um estímulo no tendão de inserção do bíceps e do tríceps.Pediu-se que com o outro braço a cobaia representasse o q ela estivesse sentido no estimulado, ao mesmo tempo em que outro aluno com o auxilio de um barbante analisava os movimentos produzidos pela estimulação.

RESULTADOS

TABELA 01: RESULTADOS DOS REFLEXOS SOMÁTICOS OBSERVADOS EM Homo sapiens, TERESINA, 2011

Prática estimulada Ações reflexas produzidas
Reflexo plantar DorsoflexãoReflexo corneal Olhos piscam, tanto o estimulado com o lenço como o outro
Reflexo patelar Extensão do joelho
Reflexo aquileu Flexão plantar
Reflexo bicipital Rápida extensão e depois flexão gradativa

E Reflexo tricipital Rápida flexão e depois extensão gradativa

FONTE: LABORATÓRO DE FISOLOGIA DO CCS/UESPI ALUNOS DE FISIOTERAPIA DO 2° BLOCO, 2010.2

INTRODUÇÃO

Segundo Guyton(2005) a informação sensorial é integrada em todos os níveis do sistema nervoso gerando respostas motoras apropriadas, que têm início na medula espinhal, com reflexos musculares relativamente simples, estendem-se para o tronco cerebral com respostas mais complexas, finalmente estendem-se para o prosencéfalo, onde as habilidades musculares mais complexas são controladas. Uma característica marcante dainervação motora é estrutura do fuso muscular, pois cada um possui de três a dez milímetros de comprimentos e é constituído de três a doze fibras intrafusais muito pequenas que são pontiagudas em suas extremidades, a porção receptora do fusomuscular é a porção central. Nesta região, as fibras musculares intrafusais não possuem os elementos contráteis actina e miosina. Elas são estimuladas peloestiramento da região central do fuso. Ainda segundo Guyton(2006) existem duas maneiras de um receptor do fuso muscular ser excitado:
“Primeiro, com o aumento do comprimento do músculo ocorre o estiramento da região central do fuso e, portanto estimula o receptor.
Segundo, mesmo que o comprimento do músculo não se altere a contração das regiões terminais das fibras intra-fusais provocam oestiramento da região central excitam o receptor gerando a estimulação e a despolarização do mesmo ocasionando respostas exacerbadas ou inibitórias”. Guyton(2006).
A ação reflexa é a movimentação feita em resposta a um estímulo externo que não passa pelos centros superiores do SNC. Ela se dá através da transmissão do impulso através da fibra aferente até a medula, passa por um interneurônio medular evolta por uma fibra eferente ou efetora que promoverá um movimento reflexo.

O objetivo da prática realizada é estudar algumas manifestações reflexas somáticas na espécie humana através dos reflexos plantar, corneal, patelar, aquileu, bicipital e tricipital.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPBELL, W. W. O EXAME NEUROLÓGICO. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

GUYTON, A. C.; HALL,...
tracking img