Reflexao terapeutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O erro terapêutico é algo que pode acontecer a qualquer profissional de saúde, devido a um erro de leitura, à não confirmação da medicação ou da pessoa ou simplesmente devido a uma distracção, caso o profissional não esteja com atenção no que está a fazer. Neste caso aconteceu comigo e é essa a razão da realização desta reflexão.

Descrição da Situação

Durante o turno da tarde,cerca das 19 horas, fui com a enfermeira que me está a orientar administrar enoxaparina a um senhor, como fui eu a administrar expliquei o procedimento à enfermeira e seguir ao qual administrei. Seguidamente, perguntei à enfermeira se poderia ir administrar outra enoxaparina à senhora que se encontrava no quarto do lado. A enfermeira disse-me que podia ir administrar. Então peguei no tabuleiroonde estavam as coisas preparadas, a seringa com a enoxaparina, compressas e desinfectante e dirigi-me ao quarto. Na embalagem da enoxaparina encontrava-se escrito o número da cama. Eu entrei no quarto, dirigi-me à cama e falei com a senhora, disse-lhe que ia administrar e que seria na barriga. Como tal, destapei a senhora, desinfectei o local de administração, e administrei o fármaco. Quando euestava a acabar de administrar, a enfermeira que me esta a orientar entrou no quarto e perguntou à senhora da cama do lado se já tinha feito a medicação. Nesse momento eu apercebi-me de que tinha cometido um erro e administrado a medicação à pessoa errada.

Esta senhora tinha sido submetida a uma CVL e apresentava um dreno funcionante de líquido hemático.

Sentimentos e Pensamentos

No momentoem que me apercebi que tinha errado na pessoa a que devia administrar a medicação entrei em pânico. Pânico pelo erro que tinha acabado de cometer, pânico pelo que podia acontecer à senhora e penico porque sei que um erro terapêutico pode levar a que chumbe o estágio.

O erro que cometi fez-me pensar nas duas semanas de estágio que já tive e perceber que tenho que estar mais concentrada no queestou a fazer para não cometer mais erros. Durante as próximas semanas vou estar mais atenta, vou ter mais cuidado no momento em que estiver com as pessoas e ter muita atenção à medicação. Mais erros podem fazer com que eu chumbe o estágio e eu não quero isso, quero conseguir acabar o estágio sem problemas e sem erros.

Avaliação

Percebo que a única coisa boa que posso tirar desta situação éque os erros acontecem quando menos se espera e basta um segundo de distracção para acontecerem. Aprendi que tenho que estar mais atenta no momento em que preparo a medicação e em que administro.

A administração de medicação é muito importante tanto para os profissionais de saúde como para as pessoas, é preciso muita atenção no momento em que se administra seja que medicamento for, deve-se tersempre em atenção os cuidados necessários para cada medicamento e os antecedentes e patologia da pessoa, para se correr o mínimo de risco possível.

Analise

Com esta situação compreendi que os enfermeiros e todos os profissionais de saúde têm que estar atentos ao que fazem para que os erros sejam minimizados.

De acordo com Aida Batista, o erro pode acontecer pelas mais variadas situações,desde que o médico prescreve o medicamento (por letra ilegível ou por confusão na dose), à farmácia que o distribui (confundindo as embalagens, por exemplo), ou o enfermeiro que o dá ao doente (que pode ser o doente errado). «Os erros podem acontecer em qualquer destas fases do processo».
Relata-se que, a ocorrência de erros é inerente ao processo cognitivo humano e, neste contexto, profissionaisde saúde são passíveis de cometê-los. Esforços devem ser implementados na tentativa conhecer e explorar tais eventos, com a finalidade de desenvolver estratégias que conduzam à prevenção e consequentemente promovam a segurança do paciente (1). Este assunto caracteriza-se como de extrema relevância pois, os erros relacionados à técnica e procedimentos na área da saúde, podem resultar em tragédia...
tracking img