Reflexao sobre documentario estamira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTAMIRA

Estamira representa o lado sombrio de uma sociedade pobre de afeto. Seu delírio não é apenas fruto de uma história individual, ela faz parte dos esquecidos domundo, vive à custa dos restos de uma civilização, que deles nada quer saber.
A denúncia de Estamira nos obriga a questionar posições consolidadas, e faz as pessoas viverem nailusão e acreditar em coisas que não existem. Ela é tida como louca, mas conhece a realidade perfeitamente pela classe dominante, que só quer comprar dos indivíduos em quantopossibilitados sua força de trabalho.
A loucura e miséria em que vive é fruto da questão social, e das desigualdades sociais, as políticas públicas implementadas pelo estadoajuda, não posso dizer que não ameniza as expressões da questão social que ameniza, mas, é uma ação conservadora, pois não resolvem os problemas sociais e nem todos tem acessoa esses benefícios.
A invisibilidade é uma das formas de exclusão mais sutis e perversas na sociedade contemporânea, para uma sociedade que só vê o quer enxergar.
Sabemosque existem muitas pessoas que vivem de lixões, porém como não faz parte do nosso cotidiano, é como se não existisse.
Historias como essas nos fazem pensar quantas pessoas nãotiveram uma oportunidade em sua vida e muitos tiveram e não souberam aproveitar, e nos faz pensar como pessoas que vivem em meio ao lixo tenham tanto conhecimento, e pelosimples fato de esta ali, são descriminados pelo resto da sociedade.
Tenho um lar, um trabalho digno e condições para estudar, mas quantas e quantas pessoas não têm nem o quecomer e onde dormir, são essas oportunidades que toda a sociedade tem que ter, direito a moradia, saúde e educação, são os princípios básicos para uma sociedade se desenvolver.
tracking img