Reflexao critica sobre acontecimentos sociais e psicologigos na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Serviço Social





Psicologia e Serviço Social



Reflexão Critica sobre Acontecimentos Sociais e Psicológicos que ocorrem na Sociedade Brasileira



Professora EAD – Ma. Helenrouse A. da S. Pedroso Coelho

Professora Presidencial - Gabriela Natália dos Reis






ACADÊMICOS:Aparecida Lourença Ali Rodrigues - 308248

Elisabete Alves de Oliveira - 298021

Luzia Castro da Silva Bonfim- 305809

Maria Inês de Freitas -294108







Pólo de Tupã (SP)

04/09/2012

4º Semestre - Serviço Social


Introdução

O filme Tropa de Elite nos detalha umdos processos mais importantes que ocorre com o ser humano a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, hábitos e costumes. Estes se consolidando ao longo do tempo, e se interiorizam de tal forma no individuo que ele considera tais comportamentos “naturais” que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será sucessivamente com seus filhos e netos.
A vida dasfamílias que ali se encontram no filme em destaque, é muito difícil e sem estimulo nenhum, pois as mesmas são envolvidas completamente por varias situações de conflitos com traficantes, policiais corruptos, miséria extrema e a desigualdade social. Essas famílias acabam silenciando e aceitando essa situação, às vezes por medo, opressão ou até acomodação, sem ao menos perceber a situaçãodesigualdade que os mesmo sofrem, e com isso continuam essa saga de geração para geração, caracterizando ainda mais a desigualdade e principalmente o aumento da violência e criminalidade na sociedade Brasileira.


Reflexão Critica dos Acontecimentos Sociais e Psicológicos que Ocorrem na Sociedade Brasileira.
Como já vimos nos estudos realizados anteriormente a cultura é tudo aquilo que o homemvivencia, realiza e transmite por meio da linguagem, é a capacidade e hábitos do homem enquanto ser social.
Vimos que toda sociedade é regida pela sua cultua, cada uma com sua particularidade, na sociedade existe a cultura igualitária nela todos participam e são dignos dos bens culturais, mas também existem sociedades desiguais e nela nem todos tem acesso aos bens e valores culturais.A cultura é a realidade vivenciada pelo povo, cada um tem sua cultura única e dinâmica, também é tudo aquilo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade. A mesma é também associada, a altas formas de manifestação artística ou técnica da humanidade, como a música, religião, folclore, dentreoutros.  
Ela é dinâmica tem mecanismo adaptativo e cumulativo, sofrem mudanças alguns traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
A cultura tem um conjunto de informações e conhecimento de uma comunidade, tribo, sociedade ou povos de determinada região que atuam direta na formação de pessoas, homens e mulheres, crianças e organizações dasociedade.
Ela também não é maior nem menor, não nos faz mais nem menos ou melhores ou piores, ela faz com que cada povo tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes, a cultura são praticas de comportamentos, valores e regras que preenche a sociedade. Ela explica e dá sentido a vida social, é uma identidade própria de um determinado grupo em umterritório e num determinado período.
Na analise realizada do filme “Tropa de Elite” podemos constatar que o mesmo trata de questões sociais mostrando a realidade do povo da favela e suas varias manifestações culturais. Um povo de classe baixa com uma cultura simples, que vive em um ambiente sem o mínimo de infra-estrutura em situação de estrema pobreza, ali reside famílias que enquanto seus Pais...
tracking img