Reflex O Sobre O Document Rio A Inven O Da Psican Lise

663 palavras 3 páginas
Reflexão sobre o documentário A invenção da Psicanálise

A Invenção da Psicanálise

Trata-se de um documentário que conta desde o inicio a historia da psicanálise, através de vídeos e falas de personalidades famosas.
Por 50 anos Freud viveu em Viena, praticou a psicanálise e compôs sua obra, estudador do inconsciente seu consultório foi um laboratório de investigação. Depois de construir a suas principais teorias, reuniu em sua casa um grupo de homens entre eles historiadores e escritores, para formar a primeira associação freudiana, a sociedade psicológica da quarta feira, Freud queria mudar o mundo através da psicanálise. Freud, um jovem médico Judeu que decide ir para Paris estudar histeria com o maior neurologista da época Dr. Jean-Martin Charcot, que trabalhava no hospício de Salpêtrière.
Freud volta para Viena e conhece o DR. Breuer, especialista em doenças nervosas, e conta a Freud a historia de uma mulher que eles achavam que tinha histeria aguda. Ela tinha paralisia, esqueceu a sua língua e também não aceitava tomar água. Breuer usa da hipnose para trata – lá, durante as sessões sues sintomas desapareciam. Freud decide estudar mais, e supera as descobertas do Dr. Breuer e lança a sua própria teoria sobre sexualidade, então eles decidem publicar um livro que se chama “Estudos sobre a Histeria”, com varias historias de caso inclusive o de Anna O.
Em 1886 Freud casa-se e abre seu consultório atende principalmente mulheres burguesas sofrendo de neuroses. Usando o método da hipnose, até que uma paciente exige que ele se afaste dela e que Freud não se mova, exigindo que ele a escute. Depois dessa cena Freud decide não usar mais a hipnose e permanece com sua paciente deitada no decorrer da consulta ele começa a associar os sintomas da paciente com os problemas da sua infância mal resolvidos. Depois disso Freud cria a “Teoria da Fantasia” fundamentada no conhecimento que uma pessoa com histeria leva consigo fantasias que ela cria, seduções que nunca aconteceram.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas