Reflex o sobre a unidade quatro do manual emerg ncia de filosofar coniv ncia pol tica entre os homens

1313 palavras 6 páginas
Introdução

O presente trabalho tem com objectivo reflexão sobre como é a bordada o termo “política” em todas as etapas desde a idade antiga até a fase actual, no manual emergência de filosofar procurando trazer os aspectos: Positivos, Negativos e sugestões. De referir que a partir do manual que foi utilizado como o meio do estudo ou da reflexão ajudou o grupo a trazer varias formas de abordagem política desde a sua definição, a sua relação com filosofia, no aspecto ético e na perspectiva dos direitos humanos. A metodologia que o grupo utilizou foi a leitura do manual. A emergência de filosofar.

Objectivo Geral
- Compreender a dimensão política e como ela é abordada no manual emergência de filosofar.

Objectivos Específicos
- Analisar os aspectos positivos e negativos do manual emergência de filosofar 11ª e 12ª classe.
- Identificar como a politica interessou-se pelos direitos humanos

Reflexão sobre a unidade quatro do manual emergência de filosofar: conivência política entre os homens

1. A problemática do conceito “política”
Quanto ao conceito politica o manual a borda de uma forma focal, ou seja, apresentando a definição do termo recorrendo apenas a etimologia, o que de certa maneira limita a abertura de horizonte na abertura de outras definições.
Há uma necessidade de citar-se alguns autores que tentaram definir o conceito “política” como por exemplo fazer-se referências há enciclopédias (ex: Polis-Verbo) para despertar a curiosidade aos estudantes de buscar mais sobre a matéria enriquecendo deste modo o seu a servo académico.
1.1 Problemática da relação política versus filosofia
O manual expõe com clara evidencia e necessidade de o aluno ver na filosofia uma guardiã da verdade e farol para iluminar os actos dos políticos no exercício das suas funções políticas.
Contudo há uma necessidade de olhar também a politica na perspectiva de ciência, isto é, apresentar aspectos que orientam filosoficamente atitudes críticas e reflexivas não só aos políticos

Relacionados