Reflex o cr tica dona ivone lara

549 palavras 3 páginas
Universidade do Vale do Itajaí
Centro de Ciências da Saúde – Psicologia
Disciplina: Psicologia Social
Professora: Micheline Ramos de Oliveira
Acadêmica: Alessandra Schindler

A dona da voz e a voz da dona – Mila Burns

Diferenças de gênero, contexto histórico, etnias, arte e música. A biografia de Dona Ivone Lara, trazida por Mila Burns, retrata a jornada desta mulher, a principal compositora de samba do Brasil. História fascinante que mostra as dificuldades e desafios de ser mulher naquela época (1940). Dona Ivone Lara, mulher, negra, “pobre” e órfã, demonstrou ser uma guerreira durante a sua trajetória.
Durante o texto, a autora destaca o modo de agir (estratégias), os sentimentos, sonhos e objetivos de Ivone, dando foco também, para as questões familiares que tiveram grande peso para muitas de suas decisões. Estas questões familiares é o que mais chamou a atenção. Considerando o contexto histórico não só da família, mas também do ambiente da época, o apoio que eles deram para que Ivone tivesse um futuro foi significativo para que ela conseguisse realizar o seu projeto de vida.
Pertencente de uma família que já estava ligada com a música, e o samba principalmente, se tornar uma compositora, apesar de não ter sido o foco principal dela quando jovem, a tornou uma pessoa apaixonada e curiosa pelas coisas da vida, e ao ter perdido seus pais quando era criança, fez com que ela se torna mais responsável (como ela própria afirma).
Um dos pontos mais interessantes sobre estes relatos, é a ideia de D. Ivone ter metas para ajudar a família, para ter um futuro, estabilidade e segurança. Percebe-se que sempre foi uma mulher dedicada, que nunca deixou de estudar, analisar e aproveitar as coisas que estão a sua volta. Uma mulher forte que de um jeito ou de outro, sabe o que quer e os meios para chegar até seus objetivos.
Quando seu padrasto, Venino José da Silva, matriculou ela no Colégio Municipal Orsina da Fonseca (internato), sua perspectiva cultural mudou. Ela tinha

Relacionados