Reflexões sobre o processo de implementação do proeja no cefet ouro preto

Páginas: 18 (4330 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROEJA NO CEFET OURO PRETO

Geralda Aparecida de Carvalho PENA CEFET Ouro Preto - MG

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo desenvolver reflexões sobre o processo de implementação do PROEJA no CEFET Ouro Preto, tendo como foco de análise a construção coletiva do Plano do Curso de Joalheria e Gemologia, os desafios decorrentes dessaconstrução e as ações já desenvolvidas para a implementação desse curso que será o primeiro na modalidade EJA nessa Instituição. São analisadas também as possibilidades do PROEJA na concretização do direito dos jovens e adultos à educação profissional, considerando fatores relacionados ao mesmo para além da realidade do CEFET Ouro Preto, mas como um campo aberto a pesquisas sobreaspectos imbricados na integração entre educação profissional, ensino médio e EJA.

PALAVRAS-CHAVES: PROEJA. Construção coletiva. Ensino Integrado

1 Introdução

“A EJA, em sua longa trajetória prioriza a inclusão social, política, cultural. Hoje a EJA pode se pautar na educação como direito, em consideração ao grande esforço que os jovens e adultos fazem para voltar à escola, para garantirseu direito à educação, ao trabalho, à cidadania e à inclusão social.”

Miguel Arroyo, 2005

O objetivo desse trabalho é refletir sobre o processo de implementação do PROEJA no CEFET Ouro Preto, tendo como foco de análise suas possibilidades e desafios.
Em seus sessenta e três anos de existência, o CEFET Ouro Preto é uma instituição de ensino reconhecida na região econsiderada referência na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse momento, encontra-se frente a um novo desafio: a implementação de um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando seu âmbito de atuação e cumprindo sua função social de oferecer aos jovens e adultos oportunidade de


elevação daescolaridade aliada à profissionalização, na perspectiva de educação como direito de todos. O CEFET Ouro Preto iniciará o PROEJA com o curso de Joalheria e Gemologia, considerando a demanda regional.

2 A EJA: dados de atendimento e direito legal

O PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – tem como objetivoprincipal “proporcionar o acesso ao público da EJA ao ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio” (Documento Base do PROEJA, p.30). Nesse sentido, busca promover a inclusão educacional e social de um grande contingente de jovens e adultos que não concluiu o ensino médio e não teve acesso à educação profissional técnica.
Dados do MEC (2006)mostram que o atendimento à EJA no Ensino Médio ainda é bastante escasso no Brasil: apenas 1.345.165 matrículas nessa modalidade de ensino. Se considerarmos a região de Ouro Preto veremos que em 2007, segundo dados do MEC, apenas 751 alunos foram matriculados no Ensino Médio - Modalidade EJA1.
Em relação ao PROEJA, dados do MEC mostram que havia em agosto de 2007,

7.600 matrículas nas EscolasFederais. De acordo com o Relatório Estratégico do PROEJA 2007, existem cursos em andamento em 50 escolas federais no Brasil, considerando CEFET, UNED e Escolas Agrotécnicas Federais.
Constata-se por esses dados que são necessárias várias ações para garantir o direito de todos à educação, dentre esses, a população constituída por pessoas jovens e adultas. Esse é um direitogarantido nas leis de nosso país, na Constituição Federal de
1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9394/96). Outros dispositivos legais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (Resolução CNE/CEB 01/2000 e o Parecer CNE/CEB 11/2000), determinam que a EJA seja entendida como um direito, uma vez que “a educação é um bem real social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório sobre Ouro Preto
  • ficha sobre o tombamento de ouro preto
  • Analise Sobre Carnaval de Ouro Preto
  • Reflexões sobre os processos de alfabetização e letramento
  • ouro preto
  • Ouro preto
  • ouro preto
  • Ouro preto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!