Reflexões sobre inclusão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexões sobre Inclusão Escolar

Reflections on School Inclusion
¹Jacqueline Marchezan Wech Adriano ² Drº Mestre Paulo Rocha

O presente trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre a inclusão escolar dos educandos com Necessidades Educativas Especiais. As questões legais que abrangem a inclusão. Enfatiza a importânciado professor adequar-se a essa nova proposta e da formação do mesmo para atuar no Atendimento Educacional Especializado. Do papel e funções da Escola para desenvolver competências, habilidades e garantir de fato o aprendizado de seus educandos.

Palavras chaves: Inclusão. Escola. Necessidades Educativas Especiais.




.







¹Pedagoga com habilitação em séries iniciais eensino infantil, pós-graduada do curso de especialização em Orientação Educacional na Educação Básica, do Centro Universitário La Salle. Professora da E.M.E.F. Etelvino de Araújo Cruz no município de Montenegro, R.S. E-mail adriano647@hotmail.com
²Orientador. Professor, mestre e doutor da Universidade....

INTRODUÇÃO
Hoje vivemos uma nova era: a da Inclusão. Inclusão em contrapartida à exclusão.Muito se fala em inclusão, muitos movimentos se fazem sentir, talvez pela força da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Conseguir que todas as crianças, independente de suas diferenças, estudem juntas é o grande desafio do ensino, que demanda um intenso trabalho de esclarecimento da necessidade da inclusão do educando com necessidades especiais na escola regular e supõe o desenvolvimentode um amplo programa de conscientização de professores, técnicos, famílias e sociedade sobre o assunto. Corroborando com esta ideia, Sassaki nos diz que:
A inclusão social, portanto, é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios,mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do portador de necessidades especiais. (2003, p.42).

Não basta que os professores sejam instrumentalizados; é preciso que a escola como um todo, se conscientize dessa nova missão. Só assim o conceito que se tinha de escola regular, que não recebia crianças com necessidades especiais, irá ficando para trás.Será o fim da escola segregacionista. As crianças com necessidades especiais aprenderão junto com crianças hoje consideradas “normais”. Nesta perspectiva nos fala Montam:

A inclusão é uma possibilidade que se abre para o aperfeiçoamento da Educação Escolar e para o beneficio de todos os alunos, com ou sem deficiência. Depende, contudo, de uma disponibilidade interna para enfrentar as inovaçõese essa condição não é comum aos sistemas educacionais e aos professores em geral. (2003, p. 27).

Todas as crianças se beneficiam com a inclusão escolar. Ao ingressar na escola a criança está em pleno processo de crescimento e desenvolvimento, de acordo com suas próprias capacidades de maturação e desempenho. Para algumas crianças entrar na escola é vislumbrar um mundo novo repleto depossibilidades.
O processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares é possível quando se acredita no potencial humano, na capacidade que cada um tem de aprender continuamente. Os desafios são muitos e árduos, mas nada que seja intransponível. Como afirma Beyer:

O desafio é construir e pôr em prática no ambiente escolar uma pedagogia que consiga sercomum ou válida para todos os alunos da classe escolar, porém capaz de atender aos alunos cujas situações pessoais e características correspondentes requeiram uma pedagogia diferenciada. Tudo isso sem demarcações, preconceitos ou atitudes nutridoras dos indesejados estigmas. Ao contrário, pondo em andamento, na comunidade escolar, uma conscientização crescente dos direitos de cada um (2006, p.88)....
tracking img