Reflexão sociológica sobre o filme invictus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O FILME INVICTUS

Segundo Max Weber se considerarmos um movimento social, um partido político ou uma instituição religiosa, notaremos que a dominação centra-se,sobretudo, no carisma do líder. Ele entende que a relação social é definida como sendo eminentemente relações entre indivíduos.
O filme “Invictus” retrata as diferenças entre brancos e negros na África do Sulsendo superadas através da reconciliação e do perdão motivado por um grande líder.
A discriminação racial dominava a África através de um regime chamado apartheid que separava os povos e beneficiavaapenas os brancos dando a eles o poder, sendo estes, uma minoria e a maioria, negros injustiçados. Mas com a libertação de Nelson Mandela, um homem que viveu 27 anos na prisão, essa realidade tomouum rumo diferente. Ele era visto como herói pela população negra, entretanto, sem importância para os brancos, mas deu ao povo a esperança de uma vida melhor quando foi eleito como o primeiropresidente negro da África do Sul. Mandela teria que trabalhar muito para unir as pessoas e criar a tão sonhada nação “arco-íris.” A solução surgiu através do esporte. O time nacional de rugby o Springbok,passava por uma dificuldade enorme: a falta de motivação. Os africanos torciam por qualquer time, menos por este, que tinha em sua grande maioria jogadores brancos e apenas um negro. A população negraentendia esse fenômeno como um resultado do apartheid citado anteriormente, por isso, preferiam times adversários. O então presidente Nelson Mandela, acreditava que essa realidade poderia ter um outrofim e começou sua luta pela igualdade social, convencendo às pessoas a não extinguirem o time, mas a apoiá-lo. Mandela foi um exemplo de humildade para aquela nação demonstrando ações de cooperação,respeito, coragem, determinação e acima de tudo de perdão. Suas ações contribuíram muito para um novo começo de era para a população africana que passou a acreditar em suas convicções a partir da...
tracking img