Reflexão sobre o modo como os fundamentos sociológicos podem ser verificados nas escolas e suas práticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão sobre o modo como os fundamentos sociológicos podem ser verificados nas escolas e suas práticas






Passo 1: Para Max Weber a educação é uma ferramentasocial, ela forma o individuo que vai seguir suas ações. Ele reconheceu que a escola poderia transformar conhecimento em poder.
A educação é institucional porque é uma esferada ação do Estado, é racional porque é racionalizada, têm objetivos e fins, é burocrática porque os funcionários da educação são hierarquizados, seguem regras burocráticas.Esse processo de burocratização e racionalização da sociedade moderna atinge os conjuntos das relações sociais e institucionais.
Passo 2: Para Weber, o alvo básico doeducador é proporcionar aos alunos um conteúdo que estimule a meditação própria, mas, para que isso ocorrera não basta apenas estar cuidadoso com o conteúdo, mas também ao modo comoeste é transmitido. É necessário que o professor abrace uma ética não-partidária na sala de aula, ou seja, que não apresente a sua opinião ao apresentar um conteúdo e, caso o faça,ter a probidade de dizer que o está fazendo. É preciso estimular o aluno a adotar uma opinião harmônica com a sua compreensão, de modo que a atitude imparcial do docente permitaque, mesmo fora da sala de aula, o aluno tenha a capacidade crítica de refletir sobre o que observa, experimenta e determina. Somente assim o comportamento do professor estariacondizente com a metodologia de racionalização.
Passo 3: Especialmente na minha experiência escolar no ensino fundamental e médio não me lembro de nenhum professor que tenhaadotado uma postura burocrático-disciplinador, pelo contrário, tive uma educação excelente e a oportunidade de conhecer professores que fizeram à diferença em minha vida.
tracking img