Reflexão sobre a abordagem sitemica na negociação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITUAÇÃO

Esta atividade consiste em demonstrar o que aprendemos em aula, e o que absorvemos do o “Livro Texto” da matéria.
Nesta atividade o grupo tentou transparecer uma opinião comum sobre o tema negociação, para tanto debatemos o assunto pesquisamos na internet e demos importância à opinião de cada um sem esquecer o real objetivo do trabalho.
É importante ressaltar que para arealização desta atividade, também foi utilizado a negociação, pois para chegarmos a um consenso comum, tivemos que negociar e transformar todas as opiniões em uma só, que agradasse a todos.

INTRODUÇÃO

A negociação esta presente em todas as situações da vida, afinal em qualquer momento é necessário negociar para se chegar a um denominador comum.
Podemos afirmar que a negociação nos torna capaz determos uma relação melhor em qualquer ambiente, seja ela profissional; afetiva...
Negociar nada mais é que a troca de valores, é arte, é aprimoramento de nossas qualidades.
Um negociador tem que ter entre suas características, criatividade, amor, assertividade, senso analítico e principalmente compreensão.
Negociar está presente em tudo de fato, mas um negociador tem que ter em suascaracterísticas o senso de percepção para saber quando é hora de simplificar uma negociação e quando é hora de contextualizar a fim de resolver da melhor maneira sem banalizar o oponente.

 
REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SITEMICA NA NEGOCIAÇÃO

1 - Conceitos

 Processo de comunicação - Negociar é processo de comunicação, que necessita de vários integrante para chegar ao resultado. É a arte de secomunicar, visualizar, planejar, entre outros. Base- João Paulo Lucena
 Mapan - Um dos conceitos chave é o MAPAN (Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado) – Este define as alternativas que se tem quando não obtêm o resultado esperado. Base- Professor Santana
Benefícios duradouros - Outro conceito muito bom é o de que toda a negociação quando bem feita traz benefícios duradouros para osparticipantes. Base- Nierenberg
 
 
2 – Experiencias Pessoais com Negociação
 

- Negociação com familiares
Negociação é um tema relativamente fácil de levantar, se considerado que ela esta em todos os momentos de nossas vidas. Assim posso citar uma negociação marcante em minha vida com meus familiares que foi a decisão de mudarmos para uma nova residência.
Eu amava minha residência anterior,pois era recém construída, fomos os primeiros a morar lá. A construção era elegante, o bairro tranquilo arborizado e belo. Porém o valor do aluguel era um pouco pesado.
De forma negocial, nós, meu marido e eu, discutimos durante muito tempo, colocando no papel as despesas gastas lá, e as propostas despesas na residência atual. Perceptivelmente a mudança “ganhou”, já que me refiro, no começo doexemplo a residência anterior, mas vou explicar como chegamos ao resultado desta estressante negociação.
Em tópicos argumentei:
O transtorno que seria uma mudança; A adaptação da minha filha em uma nova escola; A mensalidade da nova escola, pois mudamos no meio do ano, não tendo vaga na rede pública tivemos que optar pela particular; A segurança na residência em que morávamos.
Meu marido porsua vez, argumentou:
A proximidade com amigos já moradores do futuro bairro; A utilização de um espaço, que até então não tínhamos (quintal), a fim de dizer que nossa filha teria um espaço mais amplo para brincar; O tempo economizado para locomovermo-nos até o trabalho; A qualidade de ensino, que a mudança traria a nossa filha; O custo.
Após muitas pesquisas conclui-se que mudar sairia muitomais barato, o que nos proporcionaria uma qualidade melhor de vida. Encerrando assim uma negociação bem cansativa, mas com um resultado GANHA X GANHA.

- Negociação com amigos
Negociar com amigos engloba varias questões: afinidade, semelhança; conhecimento (do perfil de cada um) considera mais complicado do que negociar com um familiar, lembro-me que certa vez dividi aluguel com uma amiga,...
tracking img