Reflexão bíblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÃO BÍBLICA

Evangelho: Lucas 16,19-31
Reflexão
Na parábola do evangelho aparecem três pessoas: o pobre Lázaro, o rico sem nome e o pai Abraão. Dentro da parábola, Abraão representa opensamento de Deus. O rico sem nome representa a ideologia dominante da época. Lázaro representa o grito calado dos pobres do tempo de Jesus e de todos os tempos.
Lc 16,19-21: A situação do rico e dopobre: dois extremos da sociedade. De um lado, a riqueza agressiva. Do outro, o pobre sem recurso, sem direitos, coberto de úlceras, impuro, sem ninguém que o acolhe, a não ser os cachorros que lambem suasferidas. O que separa os dois é a porta fechada da casa do rico. Da parte do rico não há acolhimento nem piedade pelo problema do pobre à sua porta. Mas o pobre tem nome e o rico não tem. Ou seja, opobre tem o seu nome inscrito no livro da vida, o rico não. O pobre se chama Lázaro: Deus ajuda. É através do pobre que Deus ajuda o rico para que tenha o seu nome inscrito no livro da vida. Mas orico não aceita ser ajudado pelo pobre, pois mantém a porta fechada.
Lc 16,22: A mudança que revela a verdade escondida. O pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico efoi sepultado. Na parábola, o pobre morre antes do rico. Isto é um aviso aos ricos. Enquanto o pobre está vivo à porta, ainda tem salvação para o rico. Mas depois que o pobre morre, morre também oinstrumento de salvação para o rico. Agora, o pobre está no seio de Abraão. O seio de Abraão é a fonte de vida, de onde nasceu o povo de Deus. Lázaro, o pobre, faz parte do povo de Abraão, do qual eraexcluído enquanto estava à porta do rico. O rico que pensa ser filho de Abraão não vai para o seio de Abraão! Três conversas entre o rico e o pai Abraão.
Lc 16,23-26: A primeira conversa. Naparábola, Jesus abre uma janela sobre o outro lado da vida, o lado de Deus. O rico vê Lázaro no seio de Abraão e pede para ele vir aliviá-lo no sofrimento. O rico descobre que Lázaro é o seu único benfeitor...
tracking img