Refletir sobre historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO ................................................................................4
2.1 Os mitos naantiguidade..............................................................................4
2.1.1 EXEMPLOS DE MITOS NAS SOCIEDADES ANTIGAS..........................5
3 Conclusão ......................................................................................................8
4 Referências ..................................................................................... ............10



INTRODUÇÃo


A filosofia como conhecemos hoje surgiu da próprianecessidade humana que se baseia na curiosidade e na capacidade de ir além. Este ir além passa necessariamente por questionamentos acerca da vida e do mundo.
Desde os primórdios da humanidade, a sociedade tem procurado encontrar respostas para as mais diversas situações vivenciadas pelo ser humano. Porém, estas explicações no princípio, nem sempre eram providas de fundamentação ecomprovação científica, antes, preferia-se recorrer à narrativas, muitas vezes de origem fantasiosa, como intuito de dar à sociedade explicações e sentido para o existir humano.
Essas narrativas ficaram conhecidas como mitos e acerca deste temos conhecimento da existência de vários em povos e culturas diversos.
A relação entre mitologia e filosofia surge na história, justamente com questionamentoslevantados sobre a origem, a veracidade e a idoneidade dos diferentes mitos com seus deuses ou personagens e se baseia principalmente nas perguntas, nas indagações, que procuram desvendar os fatos e a verdade existente.



DESENVOLVIMENTO

Em relação aos mitos, a filosofia explica a origem dos mesmos a partir de reflexões sobre o começo do universo, do homem e demais fatos que eramexplorados pelas várias religiões existentes, que tinham como base uma eterna luta travada entre as forças do bem e do mal. Pode-se ainda dizer que os mitos sempre existiram com diferentes linguagens e origens, de maneira que podemos entender a
.

linguagem do mito enquanto objeto de uma experiência numinosa arcaica.  Esta experiência da linguagem está profunda e inextricavemente ligada a  uma certa concepção arcaica da linguagem, a uma certa concepção arcaicade tempo, a uma concepção arcaica de Ser e de Verdade. (HESIODO.  Teogonia: a origem dos deuses, pg. 14.).


1 Os mitos na antiguidade

Na Grécia antiga era predominante o politeísmo com diversos deuses que apresentavam comportamento parecido com os dos seres humanos, com todas as característicasinerentes aos homens, exceto a morte. Com isto, os primeiros filósofos gregos acabaram por criticar a mitologia, descrita principalmente por Homero e Hesíodo, devido a essas semelhanças entre os homens e os deuses, já que estes deuses por vezes eram tão traiçoeiros e egoístas que se começou a questionar se eles não eram frutos da imaginação humana.
Levando em consideração que na história do povogrego não encontramos nenhum documento de cunho legislador, temos em contrapartida diversas narrativas que apresentam exemplos ideais para o comportamento social, personificado na figura de deuses ou heróis que procuram passar um exemplo de vida.
A credibilidade destas narrativas está centrada principalmente na base religiosa da sociedade, já que as histórias eram apresentadas à sociedadeem praça pública através dos poetas, que eram os encarregados pela propagação dos mitos, pois possuíam a premissa de que eram escolhidos pelos deuses, advindo daí o fundamento do respeito e credibilidade popular.



1 EXEMPLOS DE MITOS NAS SOCIEDADES ANTIGAS

Como exemplos de mitos presentes na cultura popular de sociedades antigas podemos citar o mito nórdico de Tor...
tracking img