Refletindo sobre a função social da escola

[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
CENTRO DE EDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PPP2- GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR
ALUNA:
Refletindo sobre a função social da escola.

Transformações ocorrem nahumanidade, sendo refletidas no espaço escolar, como as variações ocorridas ao longo do tempo trazem mudanças, na escola não é diferente. Sua função social está ligada à democracia, a comunidade e acultura e acontece de acordo com os momentos históricos e as necessidades de cada povo. A função social está relacionada ao momento histórico, a cultura, regiões e povos.
Ouve diversasmanifestações em busca de uma escola que desse acesso a todos, promovendo rompimento com modelos antigos. Historicamente, a escola cumpriu uma função social excludente.
A função social da escola éformar cidadãos para trabalhar o desenvolvimento da sociedade e para exercer a cidadania, uma instituição necessária á vida, o lugar onde vivem as crianças, a adolescência e a mocidade, onde se desperta edesenvolve o poder de iniciativa e o espírito de cooperação social.
Dar ao jovem uma bagagem de conhecimento para que continue expandindo depois. Aprender a conhecer significa não tanto aaquisição de um vasto repertorio de saberes, mas o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, a escola ensina não somente uma qualificação profissional, mas de competências que tornem a pessoaapta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe.
As Leis de Diretrizes e Bases da educação (LDB) trouxe uma organização para o sistema educacional, a primeira LDB de 61 “uniformizou” aeducação em todo país, nesta época começa as denuncias dos educadores sobre o crescimento da oferta escolar, correspondente a uma queda de qualidade. A LDB de 71 pretendeu implantar aprofissionalização da educação básica.
A LDB de 1996 prevê flexibilidade cada unidade pode e deve ter características e formas de organização próprias, dependendo de sua localização geográfica, clientela e...