Reflecon Ltima Altera O 23 04

2540 palavras 11 páginas
Introdução O ser humano nasce dotado de uma capacidade geral chamada linguagem, e essa faculdade se concretiza em um conjunto de signos e normas que permitem a comunicação em uma comunidade particular. A linguagem se expressa através de uma determinada cultura e surge a partir da relação com o outro, se desenvolvendo a partir do contexto sócio­histórico de cada indivíduo.
Assim, o contexto é essencial na formação dos sentidos e dos significados.
As palavras comunicam conceitos que categorizam o mundo. Portanto, a atividade linguística é uma atividade simbólica. A mesma atividade, a partir de experiências culturais diversas, é categorizada diferentemente. Assim sendo, as palavras não tem sentido fixo, já que revelam uma visão de mundo e possuem uma carga ideológica em que circula um sistema de valores. No entanto, para Petter, a vertente da linguagem essencialmente humana é a linguagem verbal. Ela pode ser oral (mais dinâmica) ou escrita (menos dinâmica). Ela é adquirida socialmente.
Uma característica da linguagem humana é a articulação, que permite a criação de infinitas mensagens. Isso difere da comunicação animal, em que não há o envolvimento de um aparelho vocal, não há trocas de diálogos, a comunicação é objetiva, o conteúdo é único e não é possível decompor a mensagem.

1

A importância da linguagem verbal na compreensão de mundo A questão da linguagem é tratada de diferentes formas pelos autores trabalhados no curso.
Segundo A. Leontiev, a linguagem é desenvolvida pelo trabalho, que é caracterizado pela transformação da natureza visando a sobrevivência. No trabalho, o ser humano se apropria da natureza para transformá­la em seu benefício, sendo ele um instrumento de grande importância no

Relacionados