Refino de petróleo no mundo

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
1º parágrafo
O que está se passando com o refino? Desde que o mundo passou por uma fase de rápida expansão da economia entre 2004 a 2008, seguida de uma fase de recessão e queda de taxas de crescimento, que foi acompanhada por um movimento semelhante dos preços de petróleo e derivados, o setor de refino entrou em um longo período de transformação ainda em curso. Em 2009 e no primeiro semestre de2010 notou-se que várias refinarias localizadas em países desenvolvidos foram reduzindo suas atividades ou mesmo parando, em decorrência de margens de refino muito baixas ou mesmo negativas. Em julho/ 2010 a ConocoPhillips anunciou que desistiu de investir em sua refinaria alemã em Wilhelmshaven e pode até pensar em vendê-la, se achar quem compre, ou transformá-la em um terminal. Esta é mais umaplanta que vem se juntar a outras que estão sendo oferecidas, funcionando ou paradas, na Europa e nos Estados Unidos. Geralmente, são refinarias de baixa complexidade que sofrem a concorrência de novas refinarias, mais complexas, que foram planejadas nos anos em que a margem era vantajosa e que agora estão entrando em operação para disputar um mercado que só cresce na Ásia, América Latina eOriente Médio.

2º parágrafo
Outro fato muito relevante na indústria do petróleo que merece alguma reflexão é o “desinvestimento” de várias grandes empresas de petróleo em suas unidades de refino. Tem sido noticiado, na imprensa especializada, a venda de um grande número de refinarias, especialmente pequenas e médias, por parte de grandes empresas como a Shell, a BP e outras. O interessante é que oscompradores, na maioria dos casos, são empresas financeiras – equity funds. Será isto uma tendência, ou as grandes empresas estão precisando fazer caixa e, por isso, estão vendendo barato essas refinarias, porque hoje as margens de refino estão baixas? E como esses equity funds irão recuperar seus investimentos em refinarias que, em geral, estão defasadas com relação à capacidade de processamentode matérias-primas pesadas e com a geração de derivados com especificações cada vez mais restritivas?.

ENUNCIADO:

Explicar de forma sucinta o que entendeu dos parágrafos acima.
Comentar o prognóstico dos investimentos dos fundos que estão comprando refinarias antigas.
Fazer correlação com o plano de negócios da Petrobras, apresentado em 2010, que já decidiu aumentar significativamente acapacidade de refino no Brasil, tendo em vista o contexto acima.

COMENTÁRIOS SOBRE OS PARÁGRAFOS:

Ocorreu em 2004 um aumento considerável das margens de refino e isto deveu-se basicamente pelo aumento global da demanda por derivados, devido à rápida expansão da economia entre os anos de 2004 e 2008 e ao conseqüente esgotamento do excesso de capacidade de refino no âmbito global. Fenômenoque continua forte em países da Ásia, América Latina e Oriente Médio onde a demanda por derivados, de forma geral, vem crescendo continuamente.

Entretanto, a partir de 2009, as margens de refino sofreram forte queda, ocasionando a redução de atividade ou mesmo venda de várias refinarias localizadas em países desenvolvidos onde vem ocorrendo um grave problema de descasamento de perfis entre osderivados produzidos em refinarias de baixa complexidade e baixa especialização e os novos padrões de demanda por derivados específicos e de alto padrão de qualidade. Além disso, seus mercados também vêm sofrendo forças exercidas pelos perfis de oferta e demanda locais.

Há duas décadas, nos países desenvolvidos, as agências governamentais vêm impondo restrições ambientais ao diesel e à gasolina,visando à melhoria da qualidade do ar. Isto gerou novas especificações para esses derivados, acarretando em novas necessidades e volumosos investimentos em refinarias para atender a essas exigências e a decorrente adequação dos perfis de oferta e demanda.

Todavia a entrada em vigor dessas especificações de qualidade de derivados é descasada entre os países europeus e mesmo entre regiões dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Refino de Petróleo
  • Refino do petróleo
  • Refino de Petroléo
  • REFINO DO PETRÓLEO
  • refino de petróleo
  • REFINO DE PETROLEO
  • Refino de Petróleo
  • Refino do petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!