Refinarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a váriossubprodutos. Os vários componentes do petróleo bruto têm tamanhos, pesos e temperaturas de ebulição diferentes que serão abordados a frente.

Tal relatório tem como objetivo a explicação de como adestilação fracionada ocorre. A destilação fracionada é útil para separar uma mistura de substâncias com diferenças pequenas em seus pontos de ebulição sendo uma etapa muito importante no processo derefino.

Destilação fracionada do petróleo

Os derivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas,como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono.Quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.E devido à diferençade suas temperaturas de ebulição, eles podem ser facilmente separados por um processo chamado de destilação fracionada.

O processo da destilação inicia-se com o aquecimento da mistura de duasou mais substâncias (líquidos) de diferentes pontos de ebulição a alta temperatura. O aquecimento costuma ser feito com vapor de alta pressão para temperaturas de cerca de 600°C. A mistura entra emebulição formando vapor (gases). A maior parte das substâncias passa para a fase de vapor. O vapor entra no fundo de uma coluna longa (coluna de destilação fracionada) cheia de bandejas ou placas.Essas bandejas possuem muitos orifícios ou proteções para bolhas a fim de permitir a passagem do vapor. As placas aumentam o tempo de contato entre o vapor e os líquidos na coluna. Elas ajudam a coletaros líquidos que se formam nos diferentes pontos da coluna. Há uma diferença de temperatura pela coluna (mais quente embaixo, mais frio em cima).Então o vapor sobe pela coluna. Conforme o vapor sobe...
tracking img