Refinaria de petróleo :poluição sonora e o efeito sobre o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2043 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estácio UniRadial

Refinarias de Petróleo:
* poluição sonora
* efeitos sobre o meio ambiente

Deizilene Costa
Juliane
Valdir Silva

2011
A Poluição Sonora
É o efeito provocado pela difusão de um som alto (forte), sendo o mesmo muito acima do tolerável.
Dependendo da sua intensidade, causa danos irreversíveis nos seres humanos. Sons a partir do nível de pressão sonora de 85dB são potencialmente danosos aos ouvidos.

A Poluição Sonora Provocada por Refinarias de Petróleo

Origem
O ruído oriundo de refinarias é causado principalmente pelo funcionamento de equipamentos tais como turbinas, compressores e motores. O fluxo de fluidos a alta velocidade através de válvulas, dutos de transporte e bicos ejetores também contribui para a elevação dos níveis de ruído dasplantas.

Medidas de Minimização
O controle das emissões de ruídos é geralmente feito através da clausura ou isolamento dos equipamentos que causam o problema. Também podem ser colocados equipamentos silenciadores em turbinas, motores a combustão e em bombas de ar. Nas refinarias mais recentes as áreas utilizadas são suficientemente grandes, de modo que tal fato aliado ao uso de medidas decontrole de ruído faz com que quase nenhum ruído seja percebido fora das fronteiras da refinaria. Assim sendo, a questão dos ruídos, no caso das refinarias de petróleo, torna-se um problema de natureza ocupacional .

Efeitos sobre o Meio Ambiente

A exposição de pessoas a ruídos pode causar-lhes danos à saúde, dependendo de vários fatores tais como:
- Intensidade: quanto mais alta, maisdanosa.
- Faixa de Freqüência: quanto mais elevada, maior o dano.
- Período de exposição: quanto mais longo, maiores os danos.
- Intermitência ou continuidade: ruídos contínuos prejudicam a audição,
ruídos intermitentes interferem no sistema nervoso; esses efeitos podem
ocorrer em conjunto.
- Características de cada indivíduo: suscetibilidade; lesões pré-existentes no
aparelho auditivo.
Oincômodo causado por ruídos é relativo. O que é considerado incômodo por uns pode não ser por outros. Às vezes, o ruído tem baixa intensidade, mas é intermitente, causando irritação em quem o escuta.
É indiscutível o fato de que o ruído causa danos à saúde humana, embora nem sempre seja fácil obter uma correlação direta entre causas e efeitos.
As principais conseqüências da poluição sonora são:
-perda gradativa da audição;
- incômodo, irritação e exaustão física;
- perturbações no sono;
- fadiga;
- problemas cardiovasculares;
- estresse;
- aumento da quantidade de adrenalina no sangue;
- hiperestímulo da glândula tireóide;
- redução da eficiência do indivíduo e ocorrência de acidentes, nos locais de
trabalho.

Assim sendo, a poluição sonora resulta em prejuízos à saúde ebem-estar do homem, ocasionando efeitos que podem ser de natureza física, psicológica, social ou econômica.

Impactos Ambientais
Impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações ou atividades do ser humano. Conforme o tipo de intervenção, modificações produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar o impacto, classificando-o de caráter "positivo" ou "negativo",ecológico, social e/ou econômico.
Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos Prévios de Impacto Ambiental e apresentar o respectivo Estudo o Relatório de Impacto Ambiental os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição. Nos casos mais complexos, que envolve muito espaço, muitos recursos, e podeatingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos, com os diversos segmentos da população interessada.

Indústria Petrolífera x Impacto Ambiental
A indústria petrolífera tem menos que recorde de reclamações ambiental em geral, mas essas reclamações torna-se mais grave nas...
tracking img