Refinamento de petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O petróleo é uma das fundamentais fontes de energia empregadas pela humanidade, e seus derivados, além de fornecer energia, são matérias-primas para manufatura de inúmeros bensde consumo (RAMOS, DROGUETT, OLIVEIRA, 2010).
A indústria mundial do refino se apresenta atualmente com um futuro improvável em termos de qualidade e quantidade de insumos. Nesse contexto, duasalternativas estratégicas principais podem ser identificadas. A primeira é a integração do refino com a petroquímica. A oportunidade de negócio gerada por essa integração está na valoração dascorrentes de refino, como petroquímicos básicos para a produção de derivados petroquímicos. A segunda alternativa é o aumento de complexidade, em busca de maior versatilidade das refinarias, tanto no queconcerne à produção de diferentes derivados, quanto no processamento de insumos alternativos, como petróleos mais pesados, ou mesmo de cargas derivadas de outras fontes primárias, como a biomassa e ocarvão (SZKLO, BRANCO, GOMES, 2007).
A crescente demanda por destilados leves, juntamente com as rigorosas especificações impostas a fim de minimizar os impactos ambientais provocados porcombustíveis automotivos, tem feito crescer a importância dos processos de hidrocraqueamento e hidrotratamento nas modernas refinarias. Hidrocraqueamento é o método mais eficiente para produção defrações leves a partir de óleos pesados. Em uma refinaria, esta tecnologia tem sido aplicada para produzir gasolina de alta qualidade, combustível para aviação, gasóleo e lubrificantes (ARAUJO, CABRAL,JUNIOR et al, 2012) .
Hidrocraqueamento é um processo catalítico de refino capaz de melhorar cargas de petróleo por meio da adição de hidrogênio, remoção de impurezas e craqueamento para faixasde ebulição desejadas Têm como vantagem a habilidade em quebrar cargas aromáticas de alto ponto de ebulição produzidas pelo craqueamento catalítico ou coqueamento. Para se ter total proveito no...
tracking img