REFERNCIAL CURRUCULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- VOLUME 3   

2049 palavras 9 páginas
Introdução

A música e algo essencial na educação infantil, há integração com aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, além da interação com a comunicação social. Está presente em todas as culturas, em festas e comemorações, religião, manifestações entre outras.

Na Grécia já era considerada a música como principal para a formação dos futuros cidadãos, junto com a matemática e a filosofia.

Presença da música na educação infantil

A música vem atendendo vários hábitos do dia a dia, como lavar as mãos, hora do lanche, escovar os dentes, e datas comemorativas, e até para a alfabetização, como a música do alfabeto, dos números (dos indiozinhos), sendo acompanhado por gestos corporais. Incluindo as batidas rítmicas, feitos pelas crianças para seu desenvolvimento motor, da audição, e do domínio rítmico, batidas utilizando pandeirinhos, tamborzinhos, pauzinhos, deste modo a criança acaba imitando o que o professor faz e muitas vezes não cria seu próprio som, não aprende a reproduzir, o professor tem q deixar a criança criar e explorar os instrumentos.

A criança criando seu próprio som ela garante a possibilidade dela vivenciar e refletir sobre questões musicais, desenvolvendo habilidades de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos.

A música deve ser acessível para bebes e crianças, principalmente para as que apresentam necessidades especiais. Essa linguagem musical e excelente para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto estima e o autoconhecimento, além da integração social.

A linguagem musical tem como estrutura:

- produção: centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto musicais a interpretação, a improvisação e a composição;

- apreciação: percepção tanto dos sons e silencio quanto das estruturas e organizações musicais, buscando o desenvolvimento, por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, analise e reconhecimento;

- reflexão: questões referentes a organização,

Relacionados